Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eleições 2024

Convenção confirma candidatura de Rodrigo Manga à reeleição

Evento político foi realizado hoje (30) à noite no Clube de Campo

30 de Julho de 2024 às 21:26
Vinicius Camargo [email protected]
Rodrigo Manga ingressou na política em 2020, quando foi eleito vereador pela primeira vez
Rodrigo Manga ingressou na política em 2012, quando foi eleito vereador pela primeira vez (Crédito: Vinicius Camargo)

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), confirmou ontem (30), à noite, a sua candidatura à reeleição em convenção partidária realizada no Clube de Campo. Manga representará a coligação “Sorocaba no Coração”, formada por nove legendas. O vice continua sendo Fernando Martins da Costa Neto (PSD). O nome dele foi divulgado na segunda-feira (29), durante a convenção da sigla à qual é filiado.

Até o momento, a chapa de Manga é composta pelos seguintes partidos — Avante, DC, PSD, Mobiliza 33, MDB, Podemos, PMB, União e Republicanos. Segundo o chefe do Executivo, a expectativa é que mais três entrem até o final das convenções, totalizando 12. Além do prefeito e vice, a coligação já anunciou, por enquanto, 260 candidatos que vão disputar vagas de vereadores. Até o fim do prazo para indicação de candidaturas, projeta o prefeito, esse número deve chegar a 300.

Citando ações realizadas pela sua gestão, o atual chefe do Executivo disse querer tentar se reeleger para “continuar o trabalho que já vem fazendo”.

Manga ainda falou sobre a manutenção de Fernando Martins como candidato a vice. De acordo com ele, outros nomes chegaram a ser cogitados, como o do presidente da Câmara, Cláudio Sorocaba (PL), e do o líder de governo no Legislativo, João Donizetti (PSDB). Mas, após conversas com os possíveis candidatos ao posto, a chapa decidiu manter Fernando Martins por ele já estar alinhado com o governo. “É um vice que tem feito um trabalho muito importante de articulação, um paizão, um conciliador”, justificou Manga, citando o ditado popular “em time que está ganhando não se mexe.”

Rodrigo Manga entrou na política em 2012, quando foi eleito vereador pela primeira vez. Em 2016, se reelegeu para o segundo mandato na Câmara, que durou até 2020. Naquele ano, disputou a Prefeitura nas eleições e venceu.

O evento teve a presença de autoridades políticas — entre elas, o vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth (PSD) — e de apoiadores.

Prazo para convenções

Os partidos e federações podem realizar convenções para escolher os seus candidatos até a próxima segunda-feira (5). Após a definição dos representantes, os nomes devem ser registrados na Justiça Eleitoral até 15 de agosto.