Oportunidade para Jovens
JCB abre inscrições para a escola Lady Bamford
A JCB está com as inscrições abertas, até 9 de setembro, para a 4ª turma da escola Lady Bamford. Voltado para o ensino socioprofissionalizante de jovens de 16 a 18 anos de Sorocaba, Votorantim e região, o projeto possui carga horária de 800 horas, é ministrado por educadores voluntários, em sua maioria funcionários da JCB e de empresas parceiras. Jovens interessados em participar do processo devem fazer a inscrição pelo site.
O curso, que é a porta de entrada para o primeiro emprego dos alunos, é desenvolvido em parceria com o Projeto Pescar e diversas empresas, tem sua grade de ensino dividida em, aproximadamente, 60% de conteúdos focados no desenvolvimento pessoal e cidadania, com temas como autoconhecimento, sustentabilidade, saúde e relacionamento interpessoal, e os outros 40% voltados para o desenvolvimento técnico, com temas específicos e atividades práticas aliadas à teoria.
Para conquistar uma das 20 vagas oferecidas, os requisitos são que os jovens não estejam inscritos em outros cursos, que estejam em lares provisórios ou que pertençam a famílias cuja renda per capita não ultrapassasse meio salário-mínimo. É feita uma triagem que conta, por exemplo, com entrevista com os jovens e uma visita à residência ou lar temporário, para conhecer as condições de cada inscrito.
Desde o início, em 2021, o projeto ajudou mais de 23 jovens a se colocarem no mercado de trabalho com Jovem Aprendiz tanto na JCB como em outras empresas. Hoje, somente na JCB, são sete efetivos e cinco Jovens Aprendizes oriundos da Escola Lady Bamford, com uma contratação recém-realizada. Erdwyn Rafael Navarro Bermudez, de 18 anos, morador do Carandá, também em Sorocaba, faz parte da 3ª turma e foi contratado pela JCB em julho, como Jovem Aprendiz. “Como todo jovem, no começo me sentia um pouco perdido. O meu objetivo com o projeto era conhecer um pouco mais do mundo corporativo, ganhar experiência. Ter ingressado na JCB como Jovem Aprendiz é muito gratificante.”
Sophia Ricci de Jesus, moradora do Parque São Bento, conta que “estava na escola e uma educadora do Projeto Pescar apresentou o projeto, quando eu tinha 16 anos. Meu principal objetivo era desenvolver minhas habilidades profissionais para ingressar no mercado de trabalho. Entrar na Escola Lady Bamford me permitiu descobrir quais são meus talentos e habilidades, como falar em público. Acredito que, com a formatura, estarei pronta para trabalhar na indústria”, disse.
Kamilla Pontes, de 18 anos, também moradora do Parque São Bento disse: “Conheci o projeto pela Pastoral do Menor e vejo como uma grande oportunidade, uma porta tanto para o crescimento pessoal como profissional. Ajudou muito a quebrar várias barreiras, mudou a minha percepção sobre o que eu posso fazer. Com a formatura, minha expectativa é trabalhar em linha de produção ou almoxarifado”.
A Educadora Social do projeto, Josi Rodrigues, disse que “o objetivo da parceria do Projeto Pescar e da JCB é desenvolver os jovens tanto no âmbito profissional como pessoal. São dadas algumas disciplinas, como Gestão de Projetos, Introdução à Elétrica, Gestão da Produção, Manutenção, além de Cidadania, Ética, Sustentabilidade. O grande objetivo é prepará-los para incluí-los no mercado de trabalho, seja na JCB ou em empresas parceiras.”
Além do apoio com o ensino socioprofissionalizante, o projeto oferece cesta básica, convênio médico, odontológico e seguro de vida a todos os jovens participantes. A nova turma terá início em janeiro e final em outubro de 2025. (Da Redação)