Buscar no Cruzeiro

Buscar

Respiração complicada

Inmet emite alerta laranja devido à baixa umidade do ar no Estado

25 de Julho de 2024 às 22:36
Cruzeiro do Sul [email protected]
Tendência é de que o tempo seco continue nos próximos dias em Sorocaba e na região
Tendência é de que o tempo seco continue nos próximos dias em Sorocaba e na região (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO )

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de baixa umidade para quase todo o Estado de São Paulo. O aviso indica uma situação crítica ou de alto risco, neste caso, causada pelo tempo seco. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a situação é de alerta quando a umidade relativa do ar cai para menos de 30%. Em Sorocaba, foram registrados mínimas de 10% nesta semana, e a umidade varia entre 20% e 30% no fim de semana. Para hoje (26), a previsão é de 25%.

Riscos da baixa umidade

Segundo o Ministério da Saúde, a baixa umidade aumenta a incidência de doenças respiratórias, como rinite alérgica e asma, além de problemas na pele, nos olhos e possíveis sangramentos nasais.

Por isso, é importante ter cuidados especiais durante essas épocas do ano, como: beber água em abundância; fazer refeições leves com frutas e legumes; evitar atividades físicas nas horas mais quentes do dia; utilizar umidificadores de ar e soro fisiológico nas narinas e olhos quando necessário, para aliviar sintomas causados pela secura.

A enfermeira Mayara Silva, de 31 anos, diz que toma cuidados extras neste tempo. “Usamos umidificadores de ar nos quartos, às vezes até vasilhas d’água. Ainda mais porque tenho filhos pequenos. Têm de redobrar a atenção para que não fiquem doentes. Gosto de levar as crianças para parques com lagos e lugares com bastante verde, onde o ar não fica tão seco”.

Para evitar que sua alergia respiratória se intensifique, Rosa Maria Ferreira, de 67 anos, utiliza soro fisiológico no dia a dia. “Durante o inverno tenho mais costume de aplicar bastante soro no nariz, principalmente porque tenho rinite, e com o clima seco às vezes dificulta a respiração”.

A baixa umidade se dá, principalmente, pela falta de chuvas, que é uma das características do inverno. A tendência é de que este tempo seco continue, já que não há previsão de chuva para os próximos dias. (Livian Regaçoni - programa de estágio)