Expectativas
Novos pedágios da Rota Sorocabana irão impactar a indústria, afirma Ciesp
O aumento de pedágios nas rodovias que contemplarão a Rota Sorocabana pode impactar empresas da região, é o que afirma Erly Domingues de Syllos, diretor da regional Sorocaba do Centro das Indústrias de São Paulo (Ciesp). O projeto prevê a implantação de 18 novos pórticos, com cobrança automática de pagamento por meio de adesivos colados nos veículos. O governo paulista informa que o aumento dos postos permitirá redução de tarifa. No entanto, mesmo com a diminuição de preços, empresas e transportadoras podem ser afetadas com essas mudanças.
“Pelo estudo que analisamos, é para ter, sim, uma redução de custos (nos pedágios). Porém, vamos ter um aumento de 18 pedágios. Ou seja, algumas estradas que hoje não existem, que não são de concessionária. Mas também consideramos normal, pois se tem uma melhoria na estrada e vai ter um pedágio, vai ser passado para uma concessionária, essa concessionária, obviamente, vai explorar isso aí com pedágio, mas, com certeza, mesmo com redução de preço, com o modelo novo que eles irão colocar por quilômetro rodado, vai ter um impacto, sim”.
O edital de licitação da Rota Sorocabana foi divulgado em 12 de julho, por isso, segundo Erly, não há um estudo detalhado feito pelo Ciesp sobre os custos desses pedágios. No entanto, acredita-se que o impacto dessas tarifas será repassado ao consumidor final. “Vai ter alguns pontos de desvio de rotas que muita gente vai fazer pra minimizar o impacto do pedágio, mas a somatória final é que não só as empresas, mas principalmente as transportadoras que prestam serviço para as indústrias de modo geral, também vão ser impactadas”, disse Erly.
“Impactou na transportadora, vai impactar na indústria. Eles vão repassar isso aí na indústria, então, de novo, as indústrias sendo impactadas, elas também vão majorar o preço dos produtos delas. Isso é natural. De modo geral, acaba tendo inflação no produto final de vendas, seja um produto alimentício ou industrial, um carro, sempre tem essa definição”, complementou.
Dessa forma, Erly afirma que acompanha a situação. “Como é uma rota mais aqui na nossa região, eu levei esse assunto para São Paulo. Vamos analisar isso junto com o Governo do Estado”.
Rota Sorocabana
O Governo de São Paulo autorizou em 11 de julho a licitação para a concessão rodoviária da Rota Sorocabana, com o edital publicado no dia seguinte. O leilão será em 30 de outubro, e as propostas podem ser apresentadas até 25 do mesmo mês.
O projeto abrange 460 quilômetros de rodovias, incluindo trechos atualmente operados pela ViaOeste e pelo DER-SP, em 17 cidades do sudoeste do Estado. A rota terá 18 novos pedágios, além dos cinco já existentes. A concessão inclui a rodovia Antunes Soares (SP-79), ligando Sorocaba à Régis Bittencourt (BR-116). Estão previstos investimentos de R$ 8,7 bilhões em 30 anos para duplicações, faixas adicionais, marginais, acessos e outras obras.
De acordo com o Governo do Estado, o aumento na quantidade dos pontos de cobrança permitirá que os valores das tarifas sejam reduzidos. Ao longo da extensão, as tarifas vão variar de R$ 0,86 a R$ 12,20, a depender do trecho.
Haverá, também, o Desconto de Usuário Frequente (DUF) na Rota Sorocabana. Se o motorista passar pelo mesmo trecho mais de dez vezes, terá redução de 10% no valor cobrado. A partir da 21ª passagem, a redução será de 20%. Além disso, aqueles que contarem com tags instaladas nos veículos terão desconto de 5%. Ainda, conforme o governo, haverá redução, também, nas tarifas cobradas daqueles que trafegaram nos trechos em que já há concessão. Em média, as tarifas terão uma queda de 22% a esses motoristas.