Rota Sorocabana
Novo sistema de pedágio vai reduzir tarifas e dar mais segurança
O projeto prevê ampliação, operação e manutenção de 460 km de rodovias
O novo sistema eletrônico de pedágio, que será implementado na Rota Sorocabana, extensão de 460 quilômetros, terá câmeras e sensores para identificar os veículos. De acordo com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo, o objetivo do “free-flow” é proporcionar mais segurança e conforto aos usuários das rodovias, eliminando a necessidade de parar ou enfrentar filas para pagar a tarifa. Ainda, não há informações sobre como o serviço funcionará para aqueles que não tiverem o adesivo no veículo.
Para o motorista utilizar o sistema, será necessário instalar esse adesivo, as chamadas TAG, no para-brisas dos veículos. Com isso, o sistema elimina a necessidade de paradas em praças de pedágio. O valor da tarifa é debitado de forma direta da conta. O sistema automático será implantado em 23 pórticos.
A proposta economiza tempo, entretanto, surge uma dúvida: Como os motoristas que não utilizam meios digitais farão esse pagamento? O Cruzeiro do Sul questionou a Artesp se terá outra alternativa como opção em dinheiro ou leitura da placa com envio do boleto posteriormente. A Agência informou que será possível efetuar o pagamento por meio dos métodos disponibilizados pela concessionária vencedora do edital para concessão da Rota Sorocabana. Ou seja, a maneira ainda não foi definida. Se o motorista desejar adquirir uma TAG, pode entrar em contato com uma das Operadoras de Pagamento Automático de Pedágio, no chamado “Sem Parar”.
Concessão
O Governo de São Paulo autorizou em 11 de julho a abertura de licitação para a concessão rodoviária da Rota Sorocabana. Já o edital foi publicado no dia seguinte. O leilão acontece em 30 de outubro, e as propostas podem ser apresentadas até o dia 25 do mesmo mês.
O projeto prevê ampliação, operação e manutenção de 460 quilômetros de rodovias, incluindo trechos rurais operados atualmente pela ViaOeste e estradas sob gestão do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP). De acordo com o governo, a iniciativa será implantada em 17 cidades da região sudoeste do Estado.
Com as mudanças, a rota terá 18 novos pedágios, além dos cinco já existentes. “Serão 18 novos pórticos ao longo de 460 quilômetros de rodovias, somados às cinco praças que estão atualmente sob concessão da ViaOeste, que serão convertidas para o novo sistema”, destacou a Artesp.
O edital prevê a concessão de rodovias administradas atualmente pelo DER, como a rodovia Antunes Soares (SP-79), que liga a região de Sorocaba à Régis Bittencourt (BR-116), cortando área de mata atlântica, na Serra do Mar.
Conforme o governo, estão previstos investimentos de R$ 8,7 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão. Os recursos serão aplicados em duplicações, faixas adicionais, marginais, construção de acesso e obras de infraestrutura viária nas cidades atingidas pela concessão, que se estendem do km 34 da Raposo Tavares, em Cotia, até São Miguel Arcanjo.
Valores
De acordo com o Governo do Estado, o aumento na quantidade dos pontos de cobrança permitirá que os valores das tarifas sejam reduzidos. Ao longo da extensão, as tarifas vão variar de R$ 0,86 a R$ 12,20, a depender do trecho.
Haverá, também, o Desconto de Usuário Frequente (DUF) na Rota Sorocabana. Se o motorista passar pelo mesmo trecho mais de dez vezes, terá redução de 10% no valor cobrado. A partir da 21ª passagem, a redução será de 20%. Além disso, aqueles que contarem com tags instaladas nos veículos terão desconto de 5%.
Ainda, conforme o governo, haverá redução, também, nas tarifas cobradas daqueles que trafegaram nos trechos em que já há concessão. Em média, as tarifas terão uma queda de 22% a esses motoristas.
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