Revitalizada
Porteiro cuida de praça no Jardim Zulmira
O Jardim Zulmira, na zona oeste da cidade, ostenta agora um novo visual em uma de suas áreas de lazer, a praça Guerino Pietro Bom. A revitalização, idealizada e executada pelo porteiro Luiz Antonio de Souza Feitosa, morador da região há mais de 40 anos, demonstra a proatividade e o seu senso comunitário.
“A praça é a extensão do meu coração. Chegou a um ponto, quando o mato estava alto, eu cheguei a aparar a grama com o liquidificador com um fio de nylon. E eu achava que isso não daria certo, porque eu ia emendando extensão. Fiz isso simplesmente por uma coisa que se chama amor. Amo ajudar a comunidade onde eu moro”, disse Luiz Feitosa.
Inconformado com a situação e ciente da importância da praça para o bem-estar da comunidade, Luiz decidiu agir. Também foi motivado pela dificuldade em ver atendido os pedidos de manutenção. “Isso fez com que a minha força de vontade, as engenhocas vindas de pai, criasse essa roçadeira de liquidificador para carpir o mato da praça Guerino Pietro Bom”, disse.
Com recursos próprios e doações de alguns vizinhos, ele começou a trabalhar na revitalização da praça. A primeira etapa foi a limpeza: a remoção do lixo e do mato alto. Em seguida, pintou os bancos e os brinquedos e, finalizando, consertou os equipamentos danificados. “O que acontece, algumas ferramentas, tipo enxada que eu não tenho pra carpir o mato da praça, eu recebo de doações de pessoas que passam na rua, ao entorno da praça. Por que essa rua Walter Caldini é uma rua movimentada, então eu recebo doações de ferramentas dessas pessoas”.
“Se cada um fizer um pouquinho, varrer, não é obrigação de ninguém. Só que eu faço além daquilo, eu faço a restauração dos bancos da praça, a limpeza e revitalização da sarjeta. É simplesmente um trabalho voluntário. Cansa? Cansa, mas o que é gratificante para mim é ver uma criança sentar, um idoso sentar no banco limpo da praça e caminhar em uma calçada limpa”, ressalta Feitosa. “Então, antes de sair eu recolho todos os inservíveis, o que pode acumular a água da dengue, limpo, coloco tudo num saco plástico e descarto no container”.
Luiz havia solicitado uma vistoria da Prefeitura de Sorocaba na praça sobre a remoção de uma árvore que atrapalha a passagem dos pedestres, e um poste que está no local há anos e enferrujado. “Isso está protocolado na Prefeitura, mas nada de resposta, de vir solucionar o problema. Sobre o poste enferrujado na academia ao ar livre, a Prefeitura não deu resposta”, contou.
A Prefeitura informou que “um técnico será enviado até a praça para avaliar a necessidade de troca ou remoção do poste. Já com relação à árvore, técnicos da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) realizaram a vistoria no local, no mês de maio, e foi deferida a supressão de dois exemplares arbóreos. O serviço de corte das duas árvores será executado nos próximos dias pela Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo)”.
Enquanto aguardam as providências, os moradores do Jardim Zulmira seguem unidos, determinados a manter a praça como um espaço de lazer e convivência para todos.
Luiz espera que “meu exemplo inspire outros bairros a tomarem iniciativas semelhantes e que, eventualmente, as autoridades reconheçam e apoiem esses esforços. Se cada um fizer um pouco, podemos mudar muita coisa”, concluiu Feitosa. O resultado final é um espaço revitalizado, convidativo e seguro para o lazer e a convivência. (João Frizo / programa de estágio)