Volta à aulas
Retorno às aulas nas redes estadual e municipal: expectativas e muito trânsito
Volta às aulas acontece no próxima segunda-feira (29), previsão é de mais carros nas ruas, principalmente em horários de pico
As aulas nas redes estadual e municipal de ensino estão programadas para retornar na próxima segunda-feira, dia 29 de julho. A volta às aulas marca o início do segundo semestre letivo, trazendo expectativas para estudantes, professores e pais. E como não poderia ser diferente, com o retorno das aulas, é esperado um aumento significativo no fluxo de veículos nas ruas da cidade.
A Urbes, empresa responsável pela gestão do trânsito em Sorocaba, prevê um aumento de aproximadamente 25% no número de veículos nas principais vias durante os horários de pico, especialmente nas proximidades das escolas. Geralmente, a concentração maior de carros ocorre principalmente no início da manhã, horário de almoço e final da tarde. Não é à toa que muita gente percebeu que nos últimos dias o tráfego de veículos e até mesmo os congestionamentos diminuíram em pontos que geralmente são considerados críticos e fazem a ligação entre várias regiões da cidade.
Alerta
A Secretaria de Mobilidade (Semob) informa que “os agentes de trânsito realizam operações contínuas de monitoramento, orientação e fiscalização do tráfego de veículos próximo às escolas, com maior ênfase nos períodos pós-recesso escolar e em locais de grande fluxo”.
Adicionalmente, as ações abrangem também áreas com alta demanda de tráfego veicular, como nas avenidas Ipanema, Itavuvu, General Carneiro, General Osório e Antônio Carlos Comitre, além das praças Nove de Julho e da Bandeira. Ainda, a Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) dá continuidade às atividades de ronda escolar, reforçando no início das aulas.
“Nos dias 29 (segunda-feira), 30 (terça) e 31 (quarta) de julho, as iniciativas desse tipo ocorrem das 11h às 13h30. Nos dois primeiros dias, elas serão na Escola Municipal Profª Julica Bierrembach, no Além-Ponte, e, no último dia, na Dr. Achilles de Almeida, na Vila Hortência”, informou em nota a Semob.
O ideal nessa situação é que os motoristas, quando possível, procurem rotas alternativas ou mesmo se antecipem, evitando aquela “pressa” de última hora, que pode provocar acidentes. Além disso, ter paciência, respeitar as regras de trânsito e não parar em fila dupla em frente às unidades escolares são orientações sempre válidas.(Da Redação)