Crime
Inverno aumenta incidência de fogo em mato e prejudica a saúde
Maioria dos casos é provocada para limpeza de terrenos
Um incêndio em área próxima à avenida Afonso Vergueiro, chamou a atenção de quem passava pelo local e também de moradores próximos, por causa da fumaça. O fogo se alastrava rapidamente e ameaçava alguns carros que estavam em um espaço ao lado, como mostrou o repórter André Fazano, da Rádio Cruzeiro FM, que estava ao vivo no local.
Os bombeiros foram chamados e apagaram as chamas e não houve prejuízos maiores, mas fica o alerta para as pessoas que provocam esses incêndios, porque a legislação municipal em Sorocaba proíbe as queimadas, "para qualquer finalidade e ainda que involuntariamente, sobre qualquer material combustível, depositado ou existente nos imóveis".
Por isso é muito importante que a população se sensibilize com a causa e colabore, não propagando fogo e denunciando ocorrências. Além disso, a prática é criminosa e a multa pode ultrapassar R$ 3,5 mil, conforme a Lei Municipal nº 10.151, de 27 de junho de 2012.
Problemas para a saúde
As queimadas também podem causar graves problemas de saúde pública, aumentando o número de adultos e crianças com problemas respiratórios crônicos, como a asma, devido à fumaça produzida e pela fuligem lançada na atmosfera, além de danos ao meio ambiente, dizimando a fauna e a flora típica do local. A fumaça e a fuligem podem provocar doenças respiratórias graves, comprometendo, principalmente, quem sofre de asma e de bronquite, por exemplo.