Sorocaba a Porto Feliz
SP-97: duplicação está prevista, mas ainda não existe data para início das obras
Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou que projeto da rodovia Emerenciano Prestes de Barros será concluído em 2025
A duplicação da rodovia Emerenciano Prestes de Barros (SP-97), no trecho que liga Sorocaba a Porto Feliz, terá o projeto concluído somente em julho de 2025. Essa é a afirmação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). No entanto, o órgão estadual não informou quando as obras serão iniciadas.
A duplicação da rodovia na região é debatida há alguns anos. O anúncio da intervenção ocorreu em 2013. Em matéria publicada pelo Cruzeiro do Sul em 30 de março daquele ano, o DER informava que a expectativa era de que a empresa vencedora do edital, que seria publicado, começasse os estudos no mês de outubro, com prazo de conclusão em três meses. Assim, as obras se iniciariam em abril de 2014.
Oito anos depois, em novembro de 2021, o então assessor técnico da Secretaria Estadual de Transportes e Logística, Luiz Alberto Fioravante, informou em entrevista à rádio Cruzeiro FM 92,3 que a duplicação estava sendo licitada, com expectativa de intervenções para 2022.
Em março de 2022, o Cruzeiro do Sul entrou em contato novamente com o DER. Em nota, o órgão respondeu que a licitação foi aberta por meio do edital 035/2022 para a contratação de atualização do projeto do km 0 ao km 12,850 e a duplicação do km 12,850 — próximo ao acesso à rodovia Castelo Branco — ao km 23,100, que compreende o trecho de Porto Feliz. Segundo o DER, naquele momento, o órgão analisava as propostas entregues pelas empresas interessadas. Contudo, na época, também não informou quais eram os prazos para início das obras. Ao todo, o trecho entre Sorocaba e Porto Feliz tem cerca de 25 quilômetros.
Realidade
Enquanto isso, os motoristas que utilizam a via precisam enfrentar o trânsito nos horários de pico. Sandro Vinicius Corocher, de 53 anos, é morador de Boituva e utiliza a Emerenciano Prestes de Barros diariamente para trabalhar. Para ele, a duplicação é, sem dúvida, necessária. “Eu trabalho com venda e visito clientes. Aqui fica bem congestionado, precisa duplicar sim”.
Outra questão tem relação com a quantidade de condomínios instalados na região. Com mais moradias surgindo às margens da rodovia, nos próximos anos, o tráfego deve aumentar ainda mais. “Seria bem mais rápido se fosse duplicado, porque é muito carro, já está muito movimentada essa rodovia”, complementou Sandro.
Perigo
A SP-97 é uma rodovia sinuosa, por isso, o motorista precisa redobrar a atenção ao passar pela via. Ao longo dos anos, diversos acidentes foram registrados no trecho que liga Sorocaba a Porto Feliz.
Em novembro de 2020, um motorista capotou o carro na SP-97, próximo ao Parque São Bento, em Sorocaba. O Corpo de Bombeiros informou, na época, que o homem perdeu o controle da direção, possivelmente, ao se distrair durante um desentendimento com os demais ocupantes do carro. Após o acidente, o condutor fugiu com uma criança, que também estava no veículo e abandonou a outra passageira no local.
Em abril de 2021, uma pessoa ficou ferida após dois carros baterem de frente, próximo à ponte do rio Sorocaba. Equipes do Samu socorreram a vítima que foi conduzida ao Hospital Regional. Já em novembro do mesmo ano aconteceu outra colisão na via, mas, dessa vez, com três vítimas, na altura do quilômetro 4,5. Os envolvidos tiveram ferimentos leves e foram encaminhados para atendimento hospitalar.
Em março de 2022, um jovem de 19 anos morreu em uma batida entre uma motocicleta e um caminhão. Em novembro de 2023, uma batida entre dois carros, na altura do quilômetro 6 da rodovia, deixou cinco pessoas feridas. Uma das vítimas ficou presa nas ferragens. No início deste ano, uma pessoa morreu após uma batida entre um carro e uma motocicleta.
Outras rodovias
Ao longo dos anos, outras rodovias da região já passaram por duplicações, enquanto a Emerenciano Prestes de Barros (SP-97) ainda aguarda as intervenções. A rodovia João Leme dos Santos (SP-264), que liga Sorocaba a Salto de Piporapora, é duplicada, assim como a Castelo Branco (SP-280), Celso Charuri (SP-91), Raposo Tavares (SP-270) e Senador José Ermírio de Moraes (SP-75), a Castelinho.
No início de julho, o Estado de São Paulo abriu processo de licitação para a contratação das obras de duplicação da rodovia Bunjiro Nakao (SP-250), entre os quilômetros 48,7 e 69,5, no trecho que liga as cidades de Cotia, Vargem Grande Paulista e Ibiúna, onde hoje circulam diariamente cerca de 7 mil veículos, em média. A iniciativa faz parte da Rota Sorocabana — projeto que prevê ampliação, operação e manutenção de 460 quilômetros de rodovias, incluindo trechos rurais operados atualmente pela ViaOeste e estradas sob gestão do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP). De acordo com o governo, o projeto atenderá 17 cidades da região sudoeste do Estado. A previsão é de que o edital seja publicado ainda este mês.
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