Buscar no Cruzeiro

Buscar

Rodovias

Pedágio deve diminuir em média 20% com projeto Nova Raposo

Modelo terá o sistema free flow, com cobrança automática por distância percorrida

16 de Julho de 2024 às 22:58
Cruzeiro do Sul [email protected]
Edital para nova concessão deve ser publicado neste mês e o leilão está previsto para o fim do ano
Edital para nova concessão deve ser publicado neste mês e o leilão está previsto para o fim do ano (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (10/6/2022))

A concessão do Lote Nova Raposo deve gerar a redução média de 20% na tarifa quilométrica de pedágio devido à revisão do contrato atual, de acordo com uma informação divulgada pelo governo do Estado de São Paulo. Essa redução será aplicada nos trechos que estão atualmente concedidos à concessionária ViaOeste. O edital deve ser publicado ainda este mês, com o leilão previsto para o fim do ano, conforme o governo estadual.

Segundo nota divulgada pelo governo, com investimento total previsto de cerca de R$ 7,1 bilhões, as intervenções vão expandir a malha viária. Ao todo, serão mais de 90 quilômetros de rodovia revitalizados.

Pedágio free-flow

O modelo de pedágio será o de pórticos do sistema free-flow, com cobrança automática, que permite cobranças proporcionais aos trechos utilizados, “possibilitando distribuição mais igualitária dos custos e promoção da justiça tarifária”, informa o governo paulista. Além disso, o projeto também contará com desconto progressivo para usuários frequentes (DUF), garante o governo.

A redução média nos trechos já concedidos e que já possuem a cobrança de tarifa ocorre devido à revisão do contrato atual. Os valores variam entre R$ 0,54 a R$ 4,84.

“Para as vias que ainda não são concedidas, os usuários passarão a pagar a tarifa somente após as obras de melhoria e segurança da malha rodoviária, com plena operação, de acordo com os elevados padrões de qualidade definidos pelo programa paulista de concessões rodoviárias”, diz o governo na nota.

Entre Cotia e São Paulo, a cobrança de pedágio só será realizada nas vias expressas. Ainda assim, a tarifa só ocorrerá após a finalização das obras de implantação das marginais e de faixas adicionais. A previsão é de que as intervenções sejam concluídas no oitavo ano da concessão. Neste trecho, o projeto prevê 48 quilômetros de vias marginais contínuas, onde não será realizada cobrança tarifária.

A medida deve desonerar a população que faz o trajeto urbano diariamente. “Vai existir uma rota não tarifada entre Cotia e São Paulo. E as marginais podem ser utilizadas, por exemplo, como corredor de ônibus”, explica o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.

Desconto

Com o projeto da Nova Raposo, o governo garante que os usuários que utilizam a rodovia com maior frequência serão beneficiados com descontos na tarifa de pedágio. É nisso que consiste o desconto progressivo para usuários frequentes (DUF). Com ele, usuários que trafegam recorrentemente (denominado tráfego pendular) na malha rodoviária terão direito a descontos progressivos na tarifa. No caso do DUF, o desconto será de 10% a partir da 11ª passagem no pórtico e de 20% a partir da 21ª passagem.

O trecho que ganhará maior desconto será aquele entre São Paulo e Carapicuíba. O valor da data-base de março de 2024 nesse trecho é R$ 5,78. Com a Nova Raposo, esse valor deve baixar para R$ 1,27, uma redução de 78%. Entre Araçariguama e Itapevi, a redução fica em 31% com o DUF. (Da Redação)

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos