Buscar no Cruzeiro

Buscar

Imóveis

Valorização dos loteamentos no interior cresce cerca de 30% pós-pandemia

15 de Julho de 2024 às 23:24
Cruzeiro do Sul [email protected]
Diversos fatores, como a demanda maior que o número de lançamentos nas cidades paulistas, impulsionam mercado
Diversos fatores, como a demanda maior que o número de lançamentos nas cidades paulistas, impulsionam mercado (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A procura pelo interior de São Paulo ainda é grande e mostra um mercado aquecido após a pandemia da Covid. A valorização aumentou cerca de 30%, em média, segundo estimativa do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinducon-SP). A crescente demanda por empreendimentos nas cidades paulistas, maior que o número de lançamentos, tem impulsionado o valor do metro quadrado dos lotes e atraído a atenção de investidores e construtoras.

De acordo com Elias Stefan Junior, diretor regional do Sinducon-SP, outros fatores somaram para essa crescente valorização. “Os preços dos insumos para a construção civil subiram e houve menos lançamentos de novos loteamentos no período. Ao mesmo tempo, a procura se manteve alta, criando um desequilíbrio entre oferta e demanda. A produção de novos empreendimentos não está acompanhando o ritmo da demanda, resultando em um mercado aquecido”, explica.

A procura por Sorocaba está relacionada, entre outros fatores, com as comodidades oferecidas pela cidade: comércio, shoppings, escolas, entre outras coisas, além da proximidade com a capital.

Empesas que atuam no segmento perceberam que é necessário facilitar o acesso dos clientes. A Guarda Empreendimentos, com 44 anos de atuação na região de Sorocaba, é um exemplo claro desse movimento. Com três loteamentos à venda, em Salto de Pirapora e em Sorocaba, a empresa registrou a mesma valorização média do metro quadrado de seus empreendimentos. Mas para atrair os compradores, a empresa percebeu que a estratégia é facilitar a aquisição de lotes, sem burocracia e em várias parcelas, diretamente com a construtora.“Esse crescimento reflete a alta demanda por empreendimentos no interior e os diferenciais dos projetos que oferecemos, que têm atraído tanto investidores, quanto moradores”, destaca o diretor Aldo Guarda. (Da Redação)