Buscar no Cruzeiro

Buscar

Seminário

Canil da GCM de Sorocaba participa de treinamento de busca e captura em mata

15 de Julho de 2024 às 23:21
Cruzeiro do Sul [email protected]
Atividades fizeram parte do seminário Cão Operacional — busca e captura em mata
Atividades fizeram parte do seminário Cão Operacional — busca e captura em mata (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Três agentes do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba participaram, no último fim de semana, do seminário Cão Operacional — busca e captura em mata, realizado pela Central de Distribuição Autarquias e a Royal Canin do Brasil, em Rio Claro.

O evento contou com a presença de cerca de 30 representantes de forças de segurança, como da Guarda Portuária, GCMs, Batalhão de Ações Especiais (Baep) da Polícia Militar (PM), Polícia Penal e Defesa Civil.

As instruções das equipes foram comandadas por Ricardo Alexandre Cazarotte, especialista e referência nacional no tema. O corpo técnico contou também com a presença de R. Cesar, instrutor dos cães de guerra da Marinha do Brasil; Fernando Pecoraro, representante do centro de distribuição autarquia Royal Canin, e do médico veterinário Igor Rafael, da Guarda Civil de Rio Claro.

O seminário foi intensivo e imersivo, diante da complexidade de se adestrar um cão para busca de criminosos em área de mata. Os policiais participantes, que estavam acompanhados dos cães, levaram, inclusive, caixa de transporte, comedouro, rações, guias apropriadas e demais equipamentos de adestramento utilizados para desenvolvimento de atividades de busca em matas.

Os operadores do Canil da GCM de Sorocaba que prestigiaram o evento já são especialistas em Cinotecnia/faro, guarda e proteção, e puderam sanar dúvidas e esclarecer pontos a serem repassados aos demais operadores da corporação. Além do aperfeiçoamento recebido, os participantes do seminário compartilharam entre si suas experiências com cães.

Os integrantes do Canil da GCM têm dupla especialização, sendo aptos a trabalhar no patrulhamento preventivo/tático e também operar com cão. Segundo a GCM, a atuação do cão vem a somar com as demais equipes da corporação, por meio de patrulhamento e demais operações e ações envolvendo drones, viaturas e todas as demais ferramentas utilizadas no dia a dia pela Secretaria de Segurança Urbana (Da Redação)