Buscar no Cruzeiro

Buscar

Segurança Pública

Cidade deve ter novo batalhão da PM

Câmara aprovou projeto de doação de terreno público municipal na zona norte à Fazenda do Estado de SP

11 de Julho de 2024 às 22:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
Sede do 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior fica no Jardim Santa Rosália
Sede do 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior fica no Jardim Santa Rosália (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Sorocaba terá um segundo batalhão da Polícia Militar, que deve ser instalado na zona norte da cidade. Para isso, os vereadores aprovaram na sessão extraordinária de ontem (11) a doação de terreno público municipal para a Fazenda do Estado de São Paulo com essa finalidade, por meio do projeto de lei 179/2024.

Atualmente, Sorocaba conta com o 7º Batalhão da PM do Interior (BPM/I), cuja sede fica na avenida Pereira da Silva, Jardim Santa Rosália. A área doada para o novo batalhão tem 5,4 mil metros quadrados e fica no Jardim Portal do Itavuvu. O projeto foi apresentado pela Prefeitura de Sorocaba.

Segundo o texto do projeto, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) será responsável pela construção do batalhão e terá prazo de dois anos para apresentar o projeto arquitetônico e mais quatro para conclui-lo. Considerando esses prazos, a zona norte pode passar a contar com o novo batalhão da PM em seis anos.

A zona norte de Sorocaba é uma região com alta densidade populacional e elevados índices de criminalidade, conforme o Executivo na justificativa do projeto, que informa ainda que a Polícia Militar já dispõe de verba para construir a sede do batalhão.

O projeto de lei prevê ainda que o prédio a ser construído não poderá ser utilizado para outra finalidade e será revertido ao patrimônio municipal se vier a ser abandonado ou tiver sua destinação alterada.

Os vereadores também aprovaram o projeto de lei 192/2024, do Executivo. Com isso, a Prefeitura está autorizada a erguer casas populares em um loteamento dentro do condomínio Jardim Golden Park Residence, no Jardim Novo Horizonte, na zona norte. As residências destinadas a pessoas de vulnerabilidade social vão ser construídas em uma área de 16,4 mil metros quadrados, no âmbito do Casa Nova Sorocaba.

Houve a aprovação, ainda, do projeto de lei 160/2024, também apresentado pelo Executivo. A matéria corrige as medidas do terreno municipal onde fica a Escola Estadual Professora Rosemary de Mello Moreira Pereira, no Parque Vitória Régia. (Da Redação)