Buscar no Cruzeiro

Buscar

Em 1932

A histórica Revolução Constitucionalista

Em Sorocaba, haverá ato cívico às 9h na Praça 9 de Julho e a exposição "Trincheiras Paulista, no Pátio Cianê Shopping

08 de Julho de 2024 às 22:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
Importante acervo de Beda Motero reúne parte da história do movimento paulista
Importante acervo de Beda Motero reúne parte da história do movimento paulista (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (8/7/2024))

Sorocaba se junta às comemorações do feriado estadual em homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932. Hoje (9), um ato cívico está programado para acontecer às 9h na Praça 9 de Julho.

O evento é realizado pela Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias de Cultura), da Segurança Urbana e da Comunicação, além do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, do Jeep Clube de Sorocaba — Torque Quatro e dos Jovens Brasileiros em Ação.

A data lembra a eclosão do levante armado em São Paulo contra o governo federal de Getúlio Vargas, que lutava por uma nova constituição e eleições livres. A Revolução de 1932 foi um movimento que ocorreu no Estado de São Paulo, que manifestou a insatisfação dos paulistas com o governo Vargas, principalmente pela centralização de poder. A rebelião contava com apoio da população e tinha o objetivo de derrubar o governo e declarar uma nova constituição para o País. O levante resistiu por três meses.

É importante relembrar que a Revolução Constitucionalista não se limitou apenas à capital paulista. Cidades do sudoeste do Estado de São Paulo, como Itapetininga e Buri, também tiveram participação ativa no conflito. Buri, inclusive, foi palco de batalhas consideradas estratégicas para o desenrolar da revolta.

Exposição Beda Motero

Em alusão à Revolução Constitucionalista de 1932, os sorocabanos ainda podem conferir a exposição “Trincheiras Paulista — Terras Rasgadas”, no Pátio Cianê Shopping (Bloco B, no Piso 1), com objetos do colecionador Beda Motero. A exposição foi aberta ao público ontem (8) e ficará aberta até o dia 31 de julho. O Pátio Cianê Shopping, localizado na avenida Afonso Vergueiro, 823, Centro, ao lado do Terminal Santo Antônio.

A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura, com o apoio do shopping. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, “a exposição tem como objetivo levar a arte sempre para perto da população sorocabana e valorizar os artistas.

Ultrapassando a barreira do conhecimento da história, Beda começou a adquirir peças alusivas a esse episódio, seja de amigos, doações e compras por sites de venda pela internet.

Com tantos objetos, alguns até raros, entre documentos, numismática, projéteis deflagrados e tralhas encontradas em trincheiras, Beda Motero percebeu que poderia expor todos eles, dando a oportunidade única para que outras pessoas pudessem ver e conhecer um pouco mais desse marco histórico do Brasil.

Maior acervo

O maior acervo sobre a Revolução Constitucionalista de 1932 é mantido pela Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo. “Visitá-lo é interessante neste mês, para se conhecer detalhes e fatos históricos sobre o movimento paulista em favor de uma constituição democrática, em contraposição ao governo de Getúlio Vargas”, disse Artur Marques, presidente da entidade.

A mostra inclui armas, uniformes, objetos e documentos. As peças ficam permanentemente expostas na Galeria Jorge Mancini, à rua Venceslau Brás, 206, saguão, na Sé, em São Paulo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, exceto em feriados.

Jorge Mancini, que dá nome à galeria, e cinco irmãos alistaram-se voluntariamente no Exército Constitucionalista. Depois do movimento, ele doou a maioria das peças históricas à Associação, à qual se associou em 1948. (Da Redação)

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos