Gastronomia
Festa Julina de Sorocaba tem mais de 80 opções de comida
Além dos tradicionais, o evento conta com pratos mexicano, italiano, vegetariano, entre outros
Um dos atrativos de qualquer festa é a comida. Na 43ª Festa Julina de Sorocaba — Arraiá da Família, o público pode encontrar, ao menos, 87 opções diferentes de pratos salgados e doces, além de bebidas. Todas são elaboradas por 29 entidades beneficentes da cidade.
Na tradição na festividade que conquista os brasileiros, os com base no milho — além do próprio cozido com manteiga e o bolo —, a canjica e o curau marcam presença. Derivados do cereal, como cuscuz, também fazem sucesso, inclusive nas versões vegetarianas e veganas.
Regiane Garcia, de 45 anos, escolheu justamente o cuscuz nordestino recheado com frango e catupiry para saborear antes de acompanhar um dos shows de stand-up comedy. “Escolhi por ser tradicional e não tenho tanto hábito de comer. Encontrei por acaso, resolvi pedir e gostei muito”, contou a gerente de supervisão.
A profissional foi acompanhada do amigo José Junior, de 31 anos, que preferiu um clássico das lanchonetes, o x-salada. A dupla também aprovou a diversidade de pratos. “É legal saber que tem tantas opções. Está bem diversificado”, complementou o consultor.
Outro prato que já virou tradição nas festas juninas e julinas são os lanches no pão francês e baguetes recheadas de pernil, linguiça, costela e calabresa. O casal de professores, Fábio e Camila Falla, foram na opção de porco. “Viemos já para pegar esse porque gostamos bastante”, disse o educador de 40 anos.
Mas antes de se sentarem para degustar o lanche, os dois observaram com atenção cada barraca e já estavam de olho na polenta mole com ragu e nhoque. “Como bons italianos adoramos esses também”, refletiu Camila. “É a primeira vez que a gente vem e tem muita opção diferente para todos os gostos. As chances de voltarmos é grande”, complementou a professora.
Por ser uma festa tradicional em Sorocaba, a cada ano, as entidades buscam inovar na tentativa de atrair mais o público, visto que a arrecadação da festa propicia de maneira direta na manutenção dos atendimentos de cada associação. Neste ano, por exemplo, há mais opções veganas e vegetarianas. Mas as inovações não permeiam, apenas, no ramo culinário. Há entidade que investiu em um combo com lanche e batata frita e ganha um brinquedo, em alusão a uma famosa rede de fastfood.
Viagem de sabores
Além dos pratos pensados para quem tem restrições alimentares, algumas entidades focaram em preparos internacionais e característicos de outras regiões do Brasil. Há uma barraca de comida mexicana com tacos, miniburrito e quesadilla. Em outras, acarajé e entrevero, quitutes típicos da Bahia e região sul.
Outros pratos que os festeiros podem encontrar são: sopas e lanches diversos, pastel, bolinho de bacalhau, panqueca, fogazza, feijão tropeiro, torresmo de rolo, batata recheada, puchero, entre outros.
Doces e bebidas
Ao pensar em uma festa junina ou julina, maçã do amor, pipoca doce, bolo de milho, churros, espetinho de morango, arroz doce e canjica estão entre as preparações mais lembradas. Mas a de Sorocaba trouxe alguns que não são vistos com tanto costume na celebração: churros mexicanos, açaí, merengue de morango, bolo de pote, camafeu, banoffe, donuts, pastel de Belém, torta holandesa, entre outros. São 28 preparos diferentes.
Em relação às bebidas, o público pode escolher entre oito. Além do tradicional quentão e vinho quente, o chá de amendoim, chocolate quente e choconhaque estão disponíveis.
As 29 entidades
Neste ano, 29 entidades beneficentes assumem a área gastronômica principal. São elas: Afejubes, Afissore, Apae, Asipeca, Associação Amor em Cristo, Associação Beneficente Antônio José Guarda (AJG), Associação Criança Feliz, Associação Espírita Emanuel, Casa do Menor, Casa Nossa Senhora das Graças, Casa Transitória André Luiz, Cefas, Centro de Integração da Mulher, Conselho Central de Sorocaba de São Vicente de Paulo, Integrar, Instituto Atleta Cidadão, Lafid, Lar São Vicente de Paulo, Lions Club Sorocaba Leste, Momunes, Paróquia São Bento, Paróquia São José do Cerrado, Paróquia São José Operário, Paróquia São Luiz Gonzaga, Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, Rotary Club Granja Olga, Rotary Club de Sorocaba, SOS e Transdoreso.
Horários
Devido ao feriado de terça-feira (9), excepcionalmente, na próxima semana, a Festa Julina vai funcionar de segunda-feira a domingo. No feriado, sábado e domingo, o recinto abre das 13h à 0h. Nos demais dias, das 18h30 à 0h. A entrada, que também dá acesso ao circo, custa R$ 5. Outras informações podem ser consultadas no site julinadesorocaba.com.br ou no instagram @festajulinasorocaba.