Trabalho
Sorocaba se destaca na geração de emprego no primeiro semestre de 2024
A cidade é a 5ª que mais emprega no Estado, Capela do Alto, na RMS, também teve destaque
Sorocaba obteve um resultado expressivo na geração de emprego ao conquistar a 5ª posição entre os 50 municípios de São Paulo que mais criaram vagas de trabalho com carteira assinada no acumulado de janeiro a maio de 2024. No período, a cidade gerou 5.722 novos postos de trabalho formais, conforme levantamento divulgado pelo Governo do Estado de São Paulo.
As cidades de São Paulo, Guarulhos, Campinas e São Bernardo do Campo lideraram o ranking. No entanto, considerando apenas o mês de maio, Sorocaba teve um desempenho mais modesto, ocupando a 22ª posição com 413 vagas criadas.
Outros municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) também apresentaram bom desempenho. Itapetininga ficou na 43ª posição no acumulado do ano (janeiro a maio) e subiu para a 12ª posição em maio. Itu ocupou a 31ª posição no acumulado e a 37ª em maio. Capela do Alto destacou-se de forma supreendente, ficando na 34ª posição no acumulado do ano, e alcançando a 4ª posição apenas em maio, com 1.332 vagas. São Roque e Votorantim também aparece no ranking, ocupando a 42ª e 32ª posições, respectivamente, no mês de maio.
Para entender melhor esse cenário, o Cruzeiro do Sul conversou com o economista Marcos Canhada, que destacou os fatores que podem ter contribuído para o desempenho de Sorocaba. “Sorocaba construiu ao longo dos anos uma série de condições e características favoráveis à oferta de empregos, apresenta condições de logística, infraestrutura e mão de obra especializada, que acaba, atraindo empresas de grande, médio e pequeno porte para o desenvolvimento de suas atividades na cidade”.
Além das vagas disponibilizadas pela indústria e comércio, a análise é de que o crescimento na área de serviços decorre da melhoria da renda das famílias. “A Secretaria de Desenvolvimento Econômico possui mecanismos diversos como incentivos fiscais e de apoio a empreendedores e qualificação de pessoas. Após muitos anos de desenvolvimento baseado na indústria metal mecânica, conjugado com grande oferta de instituições de ensino de qualidade, parque tecnológico implantado, se criou condições favoráveis que fazem com que Sorocaba se destaque em cenário estadual e também nacional”, acrescenta Canhada.
A posição de Capela do Alto em maio chama atenção devido ao seu tamanho populacional. O município com cerca de 22 mil habitantes, criou 1.322 vagas em maio, somando 1.741 no acumulado do ano. O economista Marcos também comentou sobre esse crescimento. “Capela do alto vem demonstrando crescimento interessante nos últimos anos na oferta de empregos, fruto de políticas de incentivo, a instalação de empresas na cidade. Fazendo parte da RMS, se beneficia da proximidade com Sorocaba, e pode manter as condições de atratividade, e, com isso, melhorar as condições de desenvolvimento da cidade”. (João Frizo - programa de estágio)