Buscar no Cruzeiro

Buscar

Solidariedade

Secretaria da Saúde convoca a população para doar sangue

Objetivo é ajudar as vítimas do acidente de ônibus ocorrido em Itapetininga

05 de Julho de 2024 às 21:15
Vanessa Ferranti [email protected]
Para realizar a doação, é necessário comparecer no endereço do hemonúcleo de Sorocaba
Para realizar a doação, é necessário comparecer no endereço do hemonúcleo de Sorocaba (Crédito: Fábio Rogério (5/7/2024))

A Secretaria da Saúde (SES) do Estado de São Paulo está convocando a população de Sorocaba e região para doar sangue com o objetivo de ajudar as vítimas do acidente de ônibus que ocorreu na madrugada de sexta-feira (5), em Itapetininga.

Para realizar a doação, é necessário comparecer no endereço do hemonúcleo de Sorocaba localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, número 564, no Jardim Vergueiro. O horário é das 7h às 12h30, de segunda a sábado. O atendimento acontece por ordem de chegada ou por agendamento por meio do APP COLSAN.

Para fazer a doação, é preciso levar um documento oficial e original de identidade com foto que contenha CPF e esteja dentro do prazo de validade (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação); ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo a primeira doação feita até 60 anos incompletos; pesar acima de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Além disso, o doador deve estar alimentado, porém, evitando refeições pesadas (gordurosas) nas três horas que antecedem a doação.

Os doadores menores de 18 anos acompanhados por um adulto, maior de 21 anos, deverão levar o Termo de Autorização de doação de menor de idade preenchido, com firma reconhecida em cartório, documento de identidade original com foto do menor e do responsável legal e cópia simples do documento de identidade de ambos que ficarão arquivadas na instituição.

O reconhecimento de firma é dispensável com a presença do responsável legal do começo ao fim da doação e a assinatura constante na cópia do documento de identidade apresentada deve ser idêntica a do Termo de Autorização.

O Governo do Estado informa também que a secretária da Saúde em exercício, Priscilla Perdicaris, esteve ontem (5) no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), onde foram atendidos dois dos feridos. Na ocasião, Priscilla colocou a pasta à disposição, verificou a necessidade da unidade e checou o quadro clínico de uma criança de 2 anos, vítima do acidente, que está sendo acompanhada pela equipe multidisciplinar do hospital. (Vanessa Ferranti, com informações do Governo do Estado)