Comemoração
Missa especial marca centenário da Arquidiocese
Entidade religiosa responde por 58 paróquias em 12 municípios da Região Metropolitana de Sorocaba
Uma missa especial marcou o centenário da Arquidiocese de Sorocaba ontem (4) na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte. Centenas de fiéis, além de autoridades eclesiásticas, estiveram presentes na celebração, presidida pelo arcebispo dom Julio Endi Akamine.
Fundada em 4 de julho de 1924, pelo papa Pio XI, a Igreja Particular, como é chamada, completou 100 anos. Antes de sua criação, a área da Arquidiocese de Sorocaba pertencia à circunscrição de Botucatu. A entidade religiosa responde por 58 paróquias, de 12 municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). São eles: Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Boituva, Cerquilho, Iperó, Jumirim, Piedade, Porto Feliz, Salto de Pirapora, Tapiraí, Tietê e Votorantim.
“Ao celebrarmos os cem anos da Arquidiocese de Sorocaba, recordamos a celebração dos sacramentos, a pregação da palavra de Deus, a evangelização, a formação da pessoa e da família para a vida cristã e para a sociedade, o cuidado com os carentes e marginalizados, a presença da Igreja junto aos sofridos e aos esquecidos. Celebramos um século promovendo a vida e a dignidade humana para este mundo e para a eternidade. Celebramos uma história que foi sendo construída com a força e a graça do Santo Espírito, que ‘faz nova todas as coisas’ e pelo qual cada um de nós, juntos, também podemos expressar: ‘Até aqui nos socorreu o Senhor!’” , disse o arcebispo dom Julio.
Em um dos momentos da celebração, o arcebispo falou sobre o empenho dos católicos em favor da sociedade e dos mais pobres. “Amo a Igreja porque ela me ensina a amar os pobres. Nestes cem anos, a Igreja Particular de Sorocaba nunca deixou de servir aos pobres, continuamente se prodigalizou a serviço dos necessitados. Criou instituições de ensino para promover a educação e a cultura, construiu e administrou hospitais para cuidar dos enfermos, mantém farmácias comunitárias, alimenta os irmãos que moram na rua, distribui alimento para as famílias.”
Dom Julio Endi Akamine, atual arcebispo metropolitano de Sorocaba, foi nomeado em 28 de dezembro de 2016 pelo papa Francisco. Descendente de japoneses, é paulista de Garça, onde nasceu em 30 de novembro de 1962. Foi ordenado sacerdote em 24 de janeiro de 1988, em Cambé, no Paraná. (Gabrielle Camargo Pustiglione)
Galeria
Confira a galeria de fotos