Buscar no Cruzeiro

Buscar

Segurança

Projeto define medidas para resolver problema dos fios soltos nas ruas

Trabalho começa em agosto e será executado ao longo de cinco anos

04 de Julho de 2024 às 14:34
Da Redação [email protected]
A fiação representa risco para a população
A fiação representa risco para a população (Crédito: Arquivo JCS)

Um projeto de reordenação de fios soltos em vias públicas foi apresentado ontem (3), pela Prefeitura de Sorocaba, com a participação de representantes das empresas de telecomunicações que atuam na cidade. 

O projeto será executado pela CPFL Piratinnga ao longo de cinco anos, com início em agosto próximo  atendendo, inicialmente, a região central da cidade. O serviço caberá às equipes das empresas, que vão reorganizar a fiação solta nos postes, para garantir mais segurança pública, diminuir o número de ocorrências de fios soltos e melhorar a eficiência energética.

Segundo a Prefeitura, a ação tem como base a Lei Municipal nº 12.993/ 2024, que trata da obrigatoriedade das empresas e concessionárias que fornecem energia elétrica, telefonia fixa, banda larga, televisão a cabo ou outro serviço, via rede aérea, de consertar ou retirar de postes a fiação excedente e sem uso que estão sob a responsabilidade delas.

Durante a reunião, a equipe da CPFL Piratininga apresentou os padrões técnicos e requisitos exigidos para o compartilhamento de infraestrutura. Atualmente, a concessionária administra 72 mil postes, com a participação de 63 empresas cadastradas, tendo como expectativa regularizar mais de 5 mil postes em 2024.

A CPFL Piratininga será responsável pelas inspeções diárias, acompanhamento dos serviços nos trechos definidos e fiscalização. Os técnicos da concessionária estarão encarregados identificar possíveis irregularidades por parte das empresas e emitir notificações, com prazo de até 10 dias para regularização das pendências.

 

  


Galeria

Confira a galeria de fotos