Transtorno Tecnológico
Sistema da Urbes volta a recarregar os cartões
Estudantes de Sorocaba estão enfrentando problemas para recarregar o cartão de ônibus desde a semana passada. Segundo relatos, o sistema da Urbes apresentou instabilidade a partir do dia 17 de junho, impedindo a recarga do passe nas bilheterias dos terminais.
A situação gerou transtorno para os estudantes, que dependem do transporte público para se locomoverem. Muitos se viram obrigados a pagar a tarifa integral, mesmo tendo direito ao benefício da meia-passagem.
A professora Lilian Noya, foi uma das pessoas que enfrentou dificuldades para recarregar o cartão de ônibus. “No dia 27, à noite, estive lá para tentar fazer a recarga e não consegui”. O problema relatado pela Lilian foi a queda do sistema. “A informação que ela (funcionária) me passou foi que ela não tinha como garantir que eu conseguiria fazer a recarga, pois dependia do sistema, que estava fora do ar há cerca de 10 dias”.
Um caso comentado pela professora Lilian foi o de uma menina que não conseguiu embarcar no ônibus porque estava sem dinheiro. Ela tentou fazer a recarga e pagar no cartão, sem sucesso. Sem outra alternativa, foi embora a pé.
O jornal Cruzeiro do Sul entrou em contato com a Prefeitura de Sorocaba para entender sobre a instabilidade que o sistema apresentou nos últimos dez dias. A Urbes informa que “na data em questão, excepcionalmente, o sistema de venda de passes teve instabilidade técnica, em razão do rompimento do cabo de fibra da empresa operadora. O sistema ficou intermitente, de maneira temporária, e a situação foi normalizada logo em seguida”.
Ainda de acordo com a Urbes, a venda do passe de estudante continuou normalmente, com exceção de alguns alunos que não estavam cadastrados no sistema. “Não foi possível consultar se estavam liberados pela escola”, acrescentou a Prefeitura.
O sistema foi normalizado na manhã seguinte, dia 28. O problema persistiu desde o dia 17 de junho. No entanto, a Urbes disponibiliza outros canais para recarga, como cabines de atendimento presentes em terminais de ônibus como o terminal São Paulo e terminal Santo Antônio; recarga via Whatsapp, onde pode ser comprado passes sociais ou estudantes; e pagamento por QR Code ou pix pelo número (15) 99145-7777.
Em caso de dúvidas ou para outras informações, a Urbes disponibiliza as cabines de informações dos terminais Santo Antônio e São Paulo, que operam diariamente, das 6h às 23h30. Fora desses horários, os usuários podem se informar diretamente com fiscais do transporte coletivo, uniformizados com colete na cor verde e que ficam nas plataformas, bem como com os agentes de bordo, distribuídos nos terminais. Outras formas de contato são o aplicativo Cittamobi, pelos telefones 118 e (15) 3519-3100. (Da Redação)