Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Sorocaba e região contabilizam mais sete mortes por dengue

São mais três em Sorocaba, uma em Itapetininga e três em São Roque

27 de Junho de 2024 às 15:13
Thaís Marcolino [email protected]
Aedes aegypti é a identificação científica para o mosquito que transmite várias 
doenças, entre elas: dengue, chikungunya, Zika e a febre amarela urbana
Aedes aegypti é a identificação científica para o mosquito que transmite várias doenças, entre elas: dengue, chikungunya, Zika e a febre amarela urbana (Crédito: GOVERNO DE SÃO PAULO (28/03/2023))

** matéria atualizada às 19h13

Sete novas mortes por dengue foram contabilizadas nesta quinta-feira (27) em Sorocaba e região. Segundo o Painel de Monitoramento do Estado, com base em dados fornecidos pelos municípios, os óbitos ocorreram em Sorocaba (3), Itapetininga (1) e São Roque (3).

Em Sorocaba, as três novas mortes referem-se a idosos que não possuíam comorbidades. Conforme levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SES), o primeiro faleceu no dia 30 de abril com 63 anos. Os outros dois morreram nos dias 13 e 19 de abril e tinham 85 e 83 anos, respectivamente.

O Painel Estadual contabilizou mais uma morte em Sorocaba, entretanto, a pasta de saúde informou não ter sido notificada ainda do óbito. Os boletins de dengue são emitidos pelo órgão municipal às segundas e quintas-feiras.

Ainda segundo a SES, Sorocaba tem 40.918 casos confirmados, sendo 40.658 autóctones -- quando a enfermidade é adquirida no município --, 246 importados e 14 indeterminados. A pasta aguarda, ainda, o resultado de exames de outras 19 pessoas que vieram a óbito com suspeita da doença.

Em relação as internações, são 14 pacientes nessas condições. A listagem da SES contabiliza oito pessoas em leitos de enfermaria e seis em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os hospitais com suporte para a doença são: Amhemed (1), Unimed (3), Evangélico (8), Notrecare (1) e Gpaci (1).

São Roque

São Roque contabilizou mais três mortes por dengue hoje (27). Conforme a prefeitura, as três vítimas são dois homens de 78 e 84 anos e uma mulher de 61.

O município, pertencente à Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), tem 992 casos confirmados e mais um óbito suspeito em investigação. Entre os casos confirmados, três pessoas apresentaram choque ou desconforto respiratório, sangramento grave ou comprometimento grave de órgãos e um teve a doença com sinal de alarme (dor abdominal, vomito, sangramento de mucosas entre outros).

Itapetininga

O quarto óbito do ano por dengue também foi registrado pelo levantamento Estadual nesta quinta-feira (27) em Itapetininga. Segundo a prefeitura, trata-se de um homem de 70 anos, com comorbidades. Ele faleceu em um hospital de outro município no dia 20 de maio.

No momento, 4.603 pessoas que moram na cidade receberam resultado positivo para a dengue. Não há nenhuma outra morte em investigação relacionada em Itapetininga.