Buscar no Cruzeiro

Buscar

Comemoração

116 anos de nascimento de João de Camargo será festejado em 5 de julho

26 de Junho de 2024 às 22:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
Interior da Capela é um dos lugares preferidos pelos fiéis
Interior da Capela é um dos lugares preferidos pelos fiéis (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

A Capela do Senhor do Bonfim, em Sorocaba, se prepara para celebrar os 166 anos de nascimento do místico João de Camargo, figura venerada por muitos como santo popular e milagreiro. A celebração será no dia 5 de julho. Para marcar a data, um evento especial está sendo organizado, com apresentações culturais, músicas e telão, no Jardim da Capela.

O terço, celebrado há mais de 50 anos na Capela, ganha um significado ainda mais especial nesta data. A cerimônia, que normalmente acontece aos domingos, às 10h, será realizada na parte externa da Capela, em um ambiente propício à reflexão e à devoção.

Para abrilhantar a celebração, um palco será montado no Jardim da Capela, onde apresentações culturais e musicais encantarão os presentes. Os hinos entoados durante o terço serão acompanhados por músicos, e um telão exibirá imagens religiosas durante toda a cerimônia.

O historiador José Rubens fará a abertura da celebração e contará histórias sobre a vida de João de Camargo Barros. Ao final do terço, os participantes receberão um cartão com a imagem e oração de João de Camargo, um botão de rosa e um delicioso bolo com chá de magnólia. Uma forma de homenagear o místico e levar para casa um símbolo de fé e bênçãos.

Restauração

Após um forte temporal que atingiu Sorocaba, em 20 de janeiro de 2024, a Capela João de Camargo foi fechada para visitações. Houve uma inundação no local que chegou a 1,30 metro de altura. Dois muros caíram com a força da água: um deles ficava na parte que dá frente à avenida Barão de Tatuí e o outro nos fundos da capela, às margens do córrego que passa pelo trecho. O imóvel chegou a ser interditado por risco de desabamento.

Segundo Dilmar Nitheroy, organizador das celebrações, informou que “a Capela realizou a reconstrução do muro nos fundo, realizado pela Prefeitura e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) e o muro na lateral da Barão de Tatuí. A Capela está funcionando parcialmente, sendo liberados para a visitação o salão da nave (salão principal e o salão do Terço) ambos liberado pela Defesa Civil. O restante continua interditado”.

“Cremos que através das orações do terço realizado todos os domingos, conseguimos manter na Capela uma fonte de luz com dimensão incalculável, fazendo com que os fiéis continuem alcançando graças, bastando ter fé”, contou Dilmar Nitheroy. 

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos