Perigo
Com temporada de férias, aumenta o perigo das pipas com cerol
O uso de cerol é ilegal e se confirmado o valor da multa é de de R$ 2.377,22
Com a maioria das crianças e adolescentes em casa por causa das férias escolares, uma das diversões é sair às ruas e soltar pipa, mas, apesar de ser uma distração, a brincadeira requer alguns cuidados, devido ao uso do cerol. O cerol, composto por cola e vidro moído, é uma substância cortante que pode causar ferimentos graves e até mesmo levar à morte. O uso de cerol é ilegal, em Sorocaba foi criada a Lei Municipal n° 8.471/2008 que estabelece as proibições quanto a essas práticas.
A Lei dispõe sobre proibição de comercialização e de uso de cerol ou de qualquer material cortante em linhas ou fios usados para empinar pipas. Aquele que infringir a presente Lei estará sujeito a apreensão dos objetos além do pagamento de multa à Municipalidade
A Guarda Civil Municipal (GCM) e o Setor de Fiscalização de Posturas, da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan) da Prefeitura de Sorocaba, checam as denúncias e se confirmado o uso o valor da multa é de de R$ 2.377,22, que dobra em se tratando de caso de comercialização de produtos do tipo. Isso pode gerar, inclusive, a cassação do alvará do estabelecimento.
A recomendação da GCM em casos de denúncia envolvendo o uso e venda de cerol fazer contato via 190 (Polícia Militar), 153 (GCM) e 193 (Corpo de Bombeiros) e também podem ser feitas por meio do canal 156 ou pelo site da Prefeitura: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/#/Home/Solicitacao ou, ainda, em uma das Casas do Cidadão. Também é possível registrar a ocorrência pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município, pelo número: (15) 99129-2426, das 8h às 17h.
Além da preocupação com os acidentes envolvendo as próprias pessoas que estão soltando pipas com cerol, há o risco para os motociclistas. Em alguns casos, ocorrem ferimentos graves e até a morte.
Recentemente, em Sorocaba, um caso chamou a atenção nas redes sociais. Na segunda-feira (24) um motociclista filmou o momento em que enquanto pilotava, foi atingido por uma linha de pipa. A linha atingiu outros motociclistas e uma deles acabou se machucando com a linha e da pipa e caiu da moto. O caso aconteceu na Zona Norte de Sorocaba.