Buscar no Cruzeiro

Buscar

Clima

Dias de inverno oscilam entre frio e calor

Estação deve seguir com variações de temperatura, baixa umidade do ar e chuva inferior à média

25 de Junho de 2024 às 22:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
Quem saiu à rua ontem precisou tirar o casaco do armário, mas a previsão para
os próximos dias é de calor, principalmente durante o dia
Quem saiu à rua ontem precisou tirar o casaco do armário, mas a previsão para os próximos dias é de calor, principalmente durante o dia (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (25/6/2024))

O inverno chegou no dia 20 de junho e com ele veio o tempo frio, mas não como deveria ser, pois as temperaturas se mantiveram altas na maioria dos últimos dias. A expectativa também é de oscilação entre frio e calor na região nas próximas semanas.

Em Sorocaba, máximas de 30ºC são uma realidade, e também, mínimas de até 16°C, tudo isso na mesma semana. É a tendência para as temperaturas na cidade, com manhãs e noites mais frias, e tardes com bastante sol e calor.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), além das grandes variações de temperatura, o clima seco e as chuvas abaixo da média são características da estação para a região sudeste. É comum que a umidade relativa do ar (URA) fique baixa, em torno de 20% e 30%, conforme o Inmet.

Davi Almeida, de 34 anos, comentou sobre as dificuldades do dia a dia com diferenças climáticas tão grandes. “Tenho bastante alergia respiratória, então essa mudança de tempo acaba fazendo bastante mal. Também tenho filhos crianças, e com qualquer ventinho diferente eles já ficam gripados”, diz ele. “Por mais que com o calor do verão seja difícil dormir e fazer outras tarefas diárias, ainda prefiro”, completa.

Um dia típico de inverno deste ano seria como hoje (26), com mínima prevista de 16ºC e máxima de 29ºC. “Gosto de frio e calor, mas tem de ter um meio termo. Com essa oscilação de tempo, é um ‘tira e põe’ de casaco sem fim”, segundo Marilena Barros Garcia, de 40 anos. Ela também contou que está gripada: “é bem mais fácil de ficar doente com esse tempo”.

Os famosos resfriados, que sempre chegam com mais força nessa época do ano, estão ligados diretamente às temperaturas. O Inmet explica o porquê: “A redução das chuvas em grande parte do País nesta época do ano acontece devido à persistência de massas de ar seco, que ocasionam a diminuição da umidade relativa do ar, o que consequentemente favorece o aumento de doenças respiratórias.” (Livian Regaçoni - programa de estágio)

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos