Infraestrutura
Liberado o primeiro trecho de obras de duplicação da avenida Três de Março
A oficialização da entrega do primeiro trecho das obras de pavimentação e duplicação da avenida Três de Março, além da nova avenida José Humberto Urban, ligando essa primeira via ao bairro Jardim do Paço ocorreu no domingo (23). O local se encontra liberado ao tráfego de veículos.
A obra, viabilizada por meio de financiamento via Corporação Andina de Fomento (CAF), integra o programa municipal de mobilidade urbana, chamado “Sorocaba Tem Pressa”, e tem por objetivo conferir mais fluidez ao trânsito.
As intervenções na avenida Três de Março, concebidas para serem executadas em duas etapas, têm este primeiro trecho, de 1,5 km de extensão, interligando a avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes até a via Francisco Roldão Sanches. Ocorreu a duplicação da avenida, com a criação do canteiro central, ciclovia e todo o sistema de drenagem e sinalização.
A segunda etapa da obra, entre a via Francisco Roldão Sanches até a rua Quirino de Mello, com extensão de aproximadamente 4 km, trata-se de implantação de pavimentação com toda a infraestrutura de drenagem, iluminação, ciclovia e calçada, além de duas travessias com bueiro em áreas de manancial. Cerca de 80% do pavimento já foi implantado, sendo que ocorre a implantação de travessias sobre córregos, como definições de viário, calçamento e adequações de paisagismo e drenagens, que será precedida da sinalização viária.
A obra em toda extensão da referida avenida é realizada pelo Consórcio Duplicação e Pavimentação Sorocaba (Casamax e Oestevalle), vencedor da licitação e com o valor total do contrato de R$ 45.198.406,29. A duplicação conta com uma área aproximada de 30 mil metros quadrados de pavimentação, 3,6 mil m² de ciclovia e aproximadamente 5 mil m² de calçadas. O contrato iniciou em maio de 2023, com previsão de término até o fim de 2024.
Opção
A avenida José Humberto Urban passa a ser uma nova interligação viária entre a avenida Três de Março e a rua Raquel Jacob, como forma de otimizar o fluxo de veículos nessa região da cidade. A obra é decorrente de medida mitigatória, viabilizada em parceria com a Karvas GRM Incorporadora, em contrapartida aos empreendimentos realizados pela empresa no município, com trabalhos executados pela MGT Bolina.
No total, são 7.066,28 metros quadrados de área pavimentada, além de instalação de cerca de mil metros de rede de drenagem de águas pluviais. Segundo a Secretaria de Mobilidade (Semob), a via permitirá acesso à avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, sendo mais uma opção para o deslocamento de veículos no bairro, para melhorar a fluidez do tráfego, principalmente, nos horários de pico.
Além disso, foi implantada recentemente a pista “direita livre” na rua 28 de Outubro, para acessar a av. Carlos Reinaldo Mendes, em sentido à zona industrial. (Da Redação, com informações da Secom)