Segurança Viária
Ocorrências frequentes na rua Comendador Oeterer preocupam moradores e pedestres
A rua Comendador Oeterer, conhecida por seu intenso fluxo de veículos, tem sido palco de frequentes acidentes. A via, que conta com uma faixa viva para pedestres e a faixa exclusiva de ônibus BRT, vem apresentando problemas que colocam em risco a segurança de motoristas e pedestres.
Uma câmera de segurança instalada na concessionária Avenida Multimarcas registrou o acidente mais recente que ocorreu na terça-feira (18), por volta das 15h. Nas imagens da câmera de segurança do estabelecimento, é possível ver um carro dando seta para entrar na rua à direita, no mesmo instante, um motociclista que vem pela faixa do ônibus BRT tenta fazer a ultrapassagem pela direita do motorista do carro. As imagens mostram que o motociclista é fechado pelo carro e arremessado até a calçada do outro lado da rua.
O empresário Roberto Carlos Felisberto afirma que a rua está cada vez mais perigosa. “Aqui na Comendador Oeterer direto tem acidente com moto e carro. Esta rua precisa urgente de uma lombada ou semáforo”, comenta. A maioria dos acidentes ocorrem devido a uma rua que sobe e desce, muitos motoristas desatentos acabam sofrendo os acidentes. Roberto tem uma sugestão e diz que “precisa deixar esta rua que desce e sobe na contramão para descer, diminuindo o risco dos acidentes. Tem faixa viva aqui, mas ninguém respeita os pedestres e é um sufoco para atravessar”.
A empresária Márcia Cristina Schonefelder compartilha da mesma opinião. “Os acidentes aqui são frequentes, devido à própria imprudência dos motoristas. Creio que para conter um pouco isso seria necessário mais radares e lombadas. Depois do corredor do BRT piorou muito”. Márcia acrescenta que com a chegada do BRT a rua ficou mais estreita para o fluxo intenso no local. “E a prefeitura liberou as faixas de ônibus para as motos, aí eles abusam mais ainda”, acrescentou Márcia.
A Secretaria de Mobilidade (Semob) informa que o local está devidamente sinalizado, com placas e demarcações de solo, além de redutores de velocidade e orientações sobre o corredor exclusivo para o transporte coletivo. Ainda assim, “a recomendação é de que o condutor, assim como o pedestre, sempre respeite a sinalização de trânsito e dirija com toda responsabilidade, evitando imprudências, como forma de contribuir para um trânsito sempre mais seguro para todos aqueles que compõem a mobilidade urbana”.
A pasta explica que a atuação ocorre em três vertentes (engenharia de tráfego, fiscalização e educação para o trânsito), de forma a melhorar a fluidez do tráfego em toda a cidade e mais segurança. “O monitoramento é permanente do sistema viário urbano, seja via rede de videomonitoramento ou por ação de agentes de trânsito”, informou a nota. (João Frizo - programa de estágio)