Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Vacinas contra a dengue acabam em Sorocaba

Município recebeu 11 mil doses, quatro vezes menos que o previsto inicialmente

20 de Junho de 2024 às 22:40
Thaís Marcolino [email protected]
Aplicação foi para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos
Aplicação foi para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (18/5/2024))

O estoque de vacinas contra a dengue em Sorocaba está zerado. A última dose foi aplicada na quarta-feira (19), na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Barão. Agora, a pasta responsável pela imunização aguarda uma nova remessa do Ministério da Saúde (MS) para que a campanha seja retomada.

O município recebeu 11.011 doses — quantia quatro vezes menor do que anunciada inicialmente (44 mil) — no final de abril. A vacinação teve início no dia 6 de maio e foram imunizadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

As doses recebidas não supriram nem as crianças com 10 anos, estimadas pela Secretaria da Saúde (SES) em 11.735 na cidade. Entretanto, todas as idades previstas no público-alvo foram atendidas conforme a procura.

O Cruzeiro do Sul entrou em contato com o governo federal ontem (20) sobre o envio de mais doses, mas não obteve retorno até o fechamento da edição. No início da vacinação, a reportagem enviou questionamento ao Ministério da Saúde, que na ocasião informou que “garante o envio das doses D1 e D2 conforme a disponibilidade pelo laboratório fabricante, a adesão da população e o intervalo de aplicação da segunda dose”.

Conforme nota técnica do Ministério da Saúde, a segunda dose da vacina Qdenga deve ser administrada com o intervado de três meses. Desta maneira, em Sorocaba, as 11 mil crianças e adolescentes precisam retornar às UBSs em agosto.

“Quem for diagnosticado com a doença no intervalo entre as duas doses deve manter o esquema vacinal, desde que o prazo não seja inferior a 30 dias em relação ao início dos sintomas”, explicou o Ministério da Saúde em reportagem da Agência Brasil.

Região

A imunização prossegue na região de Sorocaba. Em Votorantim, por exemplo, a prefeitura informou que 726 pessoas foram vacinadas. Com isso, restam 1.337 doses. Na cidade, a população pode procurar os postos do Parque Bela Vista, Novo Mundo, Vila Nova, Itapeva e Rio Acima.