Serviço público
Casas do Cidadão têm atendimento do INSS
A Prefeitura de Sorocaba deu início ontem (19), na Casa do Cidadão Zeladoria de Brigadeiro Tobias, ao atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nas unidades da cidade, que passam a realizar os serviços com agendamento prévio pelo link: http://casacidadao.pro-sorocaba.com/ ou, ainda, usando o aplicativo Casa do Cidadão (que pode ser baixado gratuitamente pelo celular).
A primeira a atender é a unidade Brigadeiro Tobias. Na sequência, as demais unidades iniciam seu atendimento, com equipes técnicas do INSS, sendo: dia 20 de junho, Itavuvu; dia 21, Ipanema; dia 24, Ipiranga; dia 25, Pátio Cianê Shopping; dia 26, Éden; dia 27, Paço Municipal e dia 28, Nogueira Padilha. Os atendimentos serão agendados em períodos de 30 em 30 minutos, das 8h às 16h30.
Os serviços disponíveis envolvem requerimento de benefícios e serviços, tais como aposentadoria por idade urbana, aposentadoria por idade da pessoa com deficiência, aposentadoria por tempo de contribuição urbana, aposentadoria por tempo de contribuição da pessoa com deficiência, Benefício de Prestação Continuada BPC da pessoa com deficiência, Benefício de Prestação Continuada BPC idoso, pensão por morte urbana, auxílio-reclusão urbano e salário maternidade urbano.
Também poderão ser feitos serviços como alterar forma e local de pagamento, atualizar procurador e representante legal, certidão de inexistência de dependentes habilitados à pensão por morte, pagamento de valor não recebido até a data do óbito do beneficiário, renovar declaração de cárcere/reclusão, solicitar desistência/encerramento/renúncia de benefício e solicitação de emissão de pagamento não recebido.
A cerimônia de início dos atendimentos contou com a presença do gerente-executivo do INSS em Sorocaba, Maurício Rodrigues, que destacou a importância da implantação para garantia dos direitos previdenciários. “Esse é um serviço de apoio à sociedade e ao INSS. Com a novidade, poderemos atingir a maior parte dos cidadãos”, declarou. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)