Comunidade
Moradores do Deolinda Guerra fazem reclamações à Prefeitura

A rua Olinda Luz Marte, a única entrada para o Jardim Residencial Deolinda Guerra, na zona oeste de Sorocaba, se tornou um “verdadeiro corredor comercial”, descrevem os moradores incomodados com o movimento atípico, principalmente após a chegada do atacadista Betel. Caminhões de carga e empilhadeiras interrompem o tráfego de veículos e dificultam o acesso às demais vias do bairro.
“É um desafio acessar o bairro! Os caminhões fecham a rua dos dois lados, não tem como passar. Os carros dos clientes também estacionam de forma irregular, muitas vezes na esquina”, relata um morador do bairro, que preferiu não se identificar. “Não sei como ainda não aconteceram acidentes”.
Sem alternativas, os residentes são obrigados a esperar os produtos serem carregados ou descarredados. Segundo outra moradora, que também preferiu não se identificar, o fluxo de veículos de carga é diário, principalmente no horário comercial. “É todo dia, todo o momento. Sai um caminhão e entra outro”, disse. “Além do problema de mobilidade, tem muitos buracos no asfalto pelo alto tráfego de veículos”.
Os moradores dizem que já acionaram as autoridades competentes, como Prefeitura de Sorocaba e Urbes - Trânsito e Transporte, no entanto, após a fiscalização o problema permanece. Em nota, a Secretaria de Mobilidade de Sorocaba informa que o local está devidamente sinalizado, contudo, um técnico será enviado para avaliar a necessidade de intervenções complementares, incluindo ampliação da fiscalização.
A reportagem tentou contato com o atacadista citado pelos moradores, todavia, não obteve respostas. O espaço segue aberto para eventuais manifestações da empresa.
Outros problemas
Os residentes ainda se queixam da falta de cuidados da administração municipal com o bairro. “Aqui tem uma área verde muito grande, mas abandonada! O mato é muito alto e se tornou um depósito de lixo. Além disso, há muitos furtos e roubos”, relata o morador.
Neste cenário, a Secretaria de Serviços Públicos e Obras de Sorocaba informa, também em nota, que uma equipe técnica será encaminhada para verificar as necessidades de manutenção e tomar as providências necessárias no local o mais breve possível.
Galeria
Confira a galeria de fotos