Irregularidades
Fiscalização autua 69 carros e motos em apenas um dia
As três operações realizadas ontem também recolheram 13 veículos
Um total de 69 veículos autuados e 13 recolhidos. Esse é o balanço de três blitze realizadas ontem (14), nas ruas de Sorocaba, por equipes da Prefeitura. Na avenida Joaquim José de Lacerda, no Jardim Sorocabano — zona norte —, uma operação da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), com apoio da Secretaria de Mobilidade (Semob) e da Guarda Civil Municipal (GCM), visou exclusivamente o controle de ruído emitido por escapamento de motocicletas. Das 8h30 às 10h30, foram fiscalizadas 46 motos e apenas quatro — 8,7% — não apresentaram problemas. Os fiscais autuaram 42, sendo por infração ambiental, com multa de R$ 3.099,52. Uma acabou sendo apreendida.
Os profissionais da Sema avaliaram seis motos com o uso do equipamento sonômetro. Os agentes de trânsito da Semob também multaram 18 motociclistas por irregularidades, com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), enquanto os GCMs fizeram outras 16 autuações de trânsito.
De acordo com a Sema, a poluição sonora causada pelos escapamentos desregulados de motocicletas gera incômodo e potenciais danos à saúde da população, como estresse, cansaço, dor de cabeça, dentre outros.
Jd. Zulmira e Campolim
Agentes da Semob também fiscalizaram carros em dois pontos da cidade. Ao todo, 79 veículos foram vistoriados, 12 recolhidos e 27 autuados. Pela manhã, na avenida Antônio Carlos Comitre, no Parque Campolim, a operação começou às 9h. Nessa fiscalização, 52 veículos foram vistoriados, quatro removidos e 11 autuados — seis motoristas sem habilitação, quatro com licenciamentos vencidos e um por buzinar de maneira prolongada.
No Jardim Zulmira, das 14h às 16h45, 27 veículos foram averiguados, dos quais seis acabaram removidos. Houve 16 autuações — oito por falta de habilitação, seis por CNH, seis com licenciamento vencido e duas por irregularidades em veículo.