Em desativação
Prefeitura anuncia que fechará unidades sentinelas de dengue
Decisão foi tomada devido a melhora do cenário epidemiológico
A melhora no cenário epidemiológico de Sorocaba em relação à dengue fez com que a Secretaria Municipal de Saúde (SES) optasse por encerrar, a partir da próxima semana, o funcionamento das unidades sentinelas. Com isso, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Simus, Fiori e Hortência retornam com as demandas gerais, incluindo as vacinações contra a Covid-19, Influenza e as de rotina.
Segundo a SES, a decisão foi embasada na redução da procura clínica, sobretudo nas unidades de urgência e emergência. Em abril, foram registrados 83.475 atendimentos por sintomas da dengue, já em maio, o número caiu para 64.049, representando uma queda de 23,2%.
No caso das UBSs sentinelas, houve redução no último mês. Foram 2.653 atendimentos nos últimos 12 dias de maio, contra 1.082 até 12 de junho, apresentando queda de 59,1%. O mês de maio inteiro, por sua vez, acumulou 6.487 atendimentos.
A SES estima que haja cada vez mais redução na procura, em virtude da temperatura mais fria. “Todavia, vale reforçar que as 33 UBSs seguirão realizando atendimento para pessoas com sintomas de dengue. Em casos de sinais de alarmes evidentes, os munícipes devem procurar as unidades de urgência e emergência (UPAs e PA). Também é importante que a população continue atenta aos cuidados domésticos, evitando deixar água parada, produzindo condições para o desenvolvimento de larvas e mosquitos da dengue”, informou o comunicado enviado à imprensa.
Casos e mortes
O último boletim epidemiológico dengue, emitido pela Prefeitura de Sorocaba ontem (13), informa que são 35.260 casos confirmados e 22 mortes. Em relação às pessoas que faleceram com suspeita da doença, atualmente são 25 que aguardam resultados dos exames. As amostras são enviadas ao Instituto Adolfo Lutz.
O número de internações também tem caído na cidade. Nos primeiros cinco meses do ano, o pico foi de mais de 50 pessoas em leitos hospitalares. Ontem(13) o número caiu para 10. Nove estão internadas em enfermarias, enquanto um necessita de leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os hospitais com pacientes em tais condições são: Santa Casa (3), Unimed (6) e Evangélico (1).
Outras cidades
Além de Sorocaba, Salto e Votorantim também encerraram os centros voltados à dengue. Em Votorantim, o Núcleo de Dengue fechou no dia 29 de maio após pouco mais de um mês em funcionamento. Segundo a Prefeitura, foram mais de dois mil atendimentos no período.
Em Salto, por sua vez, o Centro de Atendimento à Dengue foi aberto em março. O encerramento deu-se nesta semana. Em quase três meses, mais de cinco mil pessoas foram atendidas. Diante da medida, os casos suspeitos são encaminhados às UBSs.
Já em Salto de Pirapora e São Roque, os espaços criados para atendimento aos casos sintomáticos da doença seguem funcionando. A Prefeitura da “Capital do Vinho” informou que a ala, localizada na Santa Casa, deve ficar aberta até 15 de julho. Em Salto de Pirapora, o Centro de Atendimento à doença (Caden), funciona de segunda a sábado, das 7h às 19h. (Com informações da Secom Sorocaba)