Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mudanças no clima

Nova frente fria está prevista para início do inverno

Tardes quentes ainda vão continuar por alguns dias

13 de Junho de 2024 às 09:36
Da Redação [email protected]
O tempo permanecerá seco e sem previsão de chuva. Crédito da foto: Fábio Rogério (14/9/2020)
Baixa umidade também é motivo de preocupação (Crédito: Fábio Rogério)

Uma nova frente fria já tem previsão para chegar ao estado de São Paulo (SP) e causar mudanças no tempo. Enquanto isso, segundo o Climatempo a grande e forte massa de ar seco que se instalou sobre o país continua mantendo a condição de veranico até pelo menos o dia 20 de junho, véspera do início do Inverno.

A baixa umidade do ar também dificulta a formação de nuvens e ocorrência de chuvas. Do dia 15 ao dia 20 de junho, a previsão é que o estado de SP tenha temperaturas máximas variando entre 30°C e 35°C, dependendo da localidade.

A expectativa é de que meados da próxima semana, entre os dias 21 e 22 de junho, já ocorra um pouco mais de umidade para o Centro-Sul brasileiro, o que inclui o estado de São Paulo. A mudança com a nova frente fria coincide com a chegada do Inverno, que começa oficialmente no dia 21 de junho, às 17h51.

Os serviços de meteorologia reforçam a atenção para o tempo seco e a pausa das chuvas. O Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), afirma que no decorrer da semana a condição de umidade relativa do ar baixa deverá se agravar em todo o estado.

Esse cenário exige cuidados reforçados em relação à hidratação pela ingestão de líquidos, assim como a hidratação de pele com uso de produtos específicos.