Reino animal
Onça-parda ainda não foi encontrada
O condomínio Lago Azul, em Araçoiaba da Serra, recebeu uma visita inesperada na madrugada da última quinta-feira (6). Uma onça-parda, também conhecida como suçuarana ou puma, foi flagrada por câmeras de segurança enquanto caminhava. O animal selvagem foi visto se dirigindo diretamente para uma árvore que dá acesso ao Lago Azul. Até o momento, o animal não foi encontrado.
O condomínio informou, por meio de um comunicado aos moradores, que a onça pode ter vindo de um condomínio vizinho e, também, que ele não foi mais avistado ao redor do local. No entanto, a busca não parou, incluindo, armadilhas preparadas pelos órgãos competentes, que permanecem atuando no caso.
O biólogo da equipe de veterinários do Centro de Reabilitação Animal Silvestre (Cras) Núcleo da Floresta, Rafael Mana, reforça que é preciso ter cuidado com o compartilhamento de vídeos de animais selvagens, podendo gerar pânico entre a população e até mesmo uma onda de caça aos animais.
Conforme o biólogo, a aparição de animais em locais urbanos é resultado da fuga da espécie de ambientes que estão sendo destruídos. Ao avistar uma onça-parda, as orientações são as seguintes: não tente correr, pois o animal pode se sentir ameaçado e atacar; não grite; mantenha distância; não vire as costas para o felino.
Curiosidades sobre a onça
A onça-parda, também conhecida como suçuarana, puma, ou leão-da-montanha, é um dos felinos mais adaptáveis e amplamente distribuídos pelas Américas. Eles habitam desde o Canadá até o extremo sul da América do Sul, ocupando uma variedade de ecossistemas, incluindo florestas, montanhas, desertos e até áreas urbanas próximas a zonas de mata.
Características físicas
A onça-parda possui uma cor que varia do cinza ao marrom avermelhado, com partes inferiores mais claras. Os machos geralmente pesam entre 53 kg e 72 kg, enquanto as fêmeas são menores, pesando de 29 kg a 64 kg. São animais musculosos e ágeis, capazes de saltar até 5,5 metros de altura e 12 metros de comprimento em um único salto.
Comportamento e dieta
Esses felinos são solitários e possuem territórios que podem variar de 150 km² a 1000 km², dependendo da disponibilidade de presas e do sexo do animal.
Eles são carnívoros oportunistas, alimentando-se principalmente de cervos, capivaras e outros mamíferos de médio porte. Quando as presas maiores são escassas, podem também caçar pequenos roedores, aves e até insetos. (Da Redação)