Parceria
‘Cidadania Itinerante’ oferece acesso a serviços públicos nos bairros
O programa “Cidadania Itinerante” será levado para os bairros para oferecer serviços públicos gratuitos. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Sorocaba, da Câmara Municipal e do Governo do Estado. A previsão é de que os atendimentos ocorram até sexta-feira (14).
Os serviços começaram a ser disponibilizados ontem (10), no bairro Carandá, na zona norte. Estavam presentes Casa do Cidadão Zeladoria móvel, os ônibus da Mulher (rosa) e do Homem (azul). Nos próximos dias, a Casa Móvel também estará disponível para atender os moradores dos bairros Wanel Ville, na zona oeste, e Cajuru, na região do Éden, na zona industrial.
Hoje (11), das 9h às 16h30, o “Cidadania Itinerante” estará na rua Santo Micheletti, 30, no Wanel Ville. E de quarta (12) a sexta-feira (14), das 9h às 15h, estará na Escola Municipal “Prof. Ary de Oliveira Seabra”, na rua João Granado, 45, no Jd. Eliana (Cajuru).
O atendimento é feito por ordem de chegada e são distribuídas senhas. Serão oferecidos serviços de utilidade e interesse, tais como: agendamento para emissão de 2ª via do RG; 2ª via de Certidão de Nascimento, Casamento ou Óbito; Atestado de Antecedentes Criminais; pedido de emissão de Carteira de Trabalho Digital; entrada no Seguro Desemprego; emissão de 2ª via do CPF; emissão de 2ª via de contas diversas (água, luz, etc.), entre outros.
O supervisor da Casa Móvel, Richard Motta, explica que alguns serviços estão entre os mais solicitados. Entre eles estão a emissão de segunda via para o pagamento de taxas da prefeitura, como o IPTU; solicitação de parcelamento dessas taxas; alteração de titularidade das contas do Saae/Sorocaba; pedido de cartão social ou recarga do cartão de transporte, da Urbes; e, ainda, o encaminhamento para vagas de emprego, conforme a disponibilidade do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).
A proposta do programa é facilitar o acesso aos serviços e dessa forma o morador ser atendido no bairro onde mora e não precisar se deslocar para outras regiões da cidade. (Da Redação, com informações da Secom)