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Moradores de Araçoiaba querem isenção de pedágio

Quem trabalha em Sorocaba e faz o trajeto de 20km duas vezes por dia pela "Raposo" desembolsa mais de R$ 200,00 em um mês

10 de Junho de 2024 às 23:00
Vanessa Ferranti [email protected]
Araçoiabanos pedem o mesmo benefício concedido a moradores de Boituva,
na rodovia
Araçoiabanos pedem o mesmo benefício concedido a moradores de Boituva, na rodovia "Castello", e de Indaiatuba, na Santos Dumont (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (10/6/2024))

Atualizada às 15h55

O secretário estadual de Parceria em Investimentos, Rafael Benini, esteve em Araçoiaba da Serra na sexta-feira (7) para tratar sobre a nova concessão da rodovia Raposo Tavares (SP-270), conforme já noticiado pelo Cruzeiro do Sul. A proposta inclui a redução das tarifas de pedágio, mas, em meio a essa discussão, outra preocupação dos moradores de Araçoiaba ganha destaque. Mais especificamente para aqueles que trabalham em Sorocaba e precisam pagar o pedágio todas as vezes que passam pela rodovia. Realizando esse trajeto de segunda a sexta-feira, duas vezes ao dia, o motorista gasta um pouco mais de R$ 200,00 por mês apenas em pedágio. Atualmente, carros pagam R$ 5,10 por passagem. Para caminhões, este é o valor por eixo.

Uma alternativa para reduzir o custo da viagem seria a implementação da isenção para os moradores de Araçoiaba que trabalham em Sorocaba, cidades que têm um pouco mais de 20 quilômetros de distância uma da outra. A alternativa já acontece em outros municípios do interior de São Paulo. Em Boituva, o morador que comprovar que é da cidade não paga a tarifa no pedágio que dá acesso a Sorocaba pela rodovia Castello Branco (SP-280). O mesmo acontece em Indaiatuba. Os moradores que trabalham em Campinas são isentos da tarifa na rodovia Santos Dumont (SP-75).

A fonoaudióloga Mariana Silva Maria é moradora de Araçoiaba da Serra e trabalha em Sorocaba. Pelo tempo do trajeto, ela prefere “cortar” o pedágio, usando uma via alternativa. No entanto, conta que seu pai passa por ali todos os dias. “Meu pai trabalha em Sorocaba e mora no centro de Araçoiaba. Vai e volta todo dia. Mesmo eu não usando, eu acho que seria ótimo (a isenção)”.

Já Juliana Cardoso, de 40 anos, é moradora de Sorocaba e tem uma loja em Araçoiaba da Serra. Na ida para o trabalho ela consegue evitar o pedágio. Já na volta precisa pagar a tarifa. Para ela, a isenção do trajeto para quem é de Sorocaba e trabalha diariamente em Araçoiaba também seria de grande valia. “Seria extremamente interessante. Eu tenho funcionários que moram em Sorocaba e precisam ir até Araçoiaba para trabalhar, até porque a mão de obra em Araçoiaba é mais difícil. Se conseguisse esse tipo de situação (isenção) ficaria melhor, tanto para quem vai trabalhar quanto para as empresas que precisam de mão de obra qualificada que não tem em Araçoiaba. É um ponto positivo para esse trâmite”.

Oswaldo Arcelino Souza, de 69 anos, morador de Sorocaba, é aposentado e só faz o trajeto quando precisa. Mas em sua opinião, os moradores de Araçoiaba teriam de ter esse direito. “Quem mora na cidade teria de ser isento, porque muitas vezes o morador vai de uma cidade para outra e volta — coisa de poucos minutos — e tem de pagar o pedágio novamente”.

Em nota, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) informou que no trecho existe a cobrança eletrônica com desconto via Ponto a Ponto, por meio de TAG (Transponder de Acesso à Garagem). Já as isenções se aplicam apenas em praças de pedágio de bloqueio que foram instaladas em acordo entre a concessionária responsável pela gestão do trecho concedido e as respectivas prefeituras. Declarou também que essas medidas visam evitar o tráfego rodoviário dentro dos municípios. “Qualquer desconto ou isenção de pagamento de tarifa de pedágio que não esteja prevista em contrato resultará em desequilíbrio econômico-financeiro em desfavor do Poder Concedente”, destacou a Artesp.

A concessionária CCR ViaOeste, responsável pelo sistema Castello-Raposo, informou, por meio de nota, que essa questão deve ser tratada diretamente com a Artesp. O Cruzeiro do Sul também questionou a Prefeitura de Araçoiaba da Serra, porém não recebeu resposta até o encerramento da reportagem.

Concessão

No pacote da nova concessão da rodovia Raposo Tavares, a partir do ano que vem, está previsto um investimento de cerca de R$ 8 bilhões, de acordo com o governo do Estado.

As melhorias planejadas estão na construção de vias marginais em trechos estratégicos da rodovia e redução das tarifas de pedágio. Além disso, as praças de pedágio serão modernizadas para agilizar o processo de pagamento e reduzir o tempo de espera. Investimentos em tecnologia permitirão a implementação de sistemas de pagamento automático e mais eficientes.

Em nota, a Secretaria de Parceria em Investimentos informou que o projeto Rota Sorocaba prevê a instalação do sistema free-flow, que vai prover justiça tarifária aos usuários da rodovia e uma redução tarifária nas vias operadas atualmente pela ViaOeste em Sorocaba. A nova concessão permitirá uma redução no valor da tarifa de R$ 8,60 para R$ 6,01 (30,1%), no primeiro ano, e R$1,87 (78,2%) no segundo. No trecho de Araçoiaba, atualmente é cobrado R$ 5,10 e, com a concessão, no primeiro ano a redução será de 23,5% (R$ 3,90) e 50,9% no segundo ano (R$2,50).

 

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