Contra a Pólio
Pouco mais de mil crianças são vacinadas no "Dia D"
Objetivo é aumentar a cobertura vacinal contra a poliomielite, que diminuiu nos últimos anos

O Dia D contra a poliomielite paralisia infantil , aconteceu ontem (8), das 8h às 14h, em 19 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Sorocaba. A iniciativa faz parte da campanha do Ministério da Saúde, lançada no dia 27 de maio, para aumentar a cobertura vacinal e contribuir para a erradicação da doença. A meta para 2024, segundo o órgão federal, é imunizar, no mínimo, 95% do público-alvo cerca de 13 milhões de crianças menores de 5 anos. A Prefeitura de Sorocaba informou no fim do dia que pouco mais de mil crianças tomaram a dose contra a polio.
A reportagem acompanhou a vacinação na UBS Maria do Carmo, na zona norte de Sorocaba. Até as 11h, cerca de 40 crianças já tinham sido vacinadas. Entre elas estavam os irmãos Luigi, de 4 anos, e Sofia, de 1 ano e 8 meses, acompanhados pela mãe, Priscila Tibaldi Brito.
“Acredito que seja muito importante vacinar as crianças e manter a carteirinha de vacinação em dia, elas ficam mais protegidas e saudáveis”, comentou Priscila. Enquanto a técnica de enfermagem aplicava o imunizante em gota, a mãe reforçava para os filhos que eles ficariam “fortes iguais ao super-herói Hulk”.
De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil não há circulação do vírus da poliomielite, o poliovírus selvagem, desde 1990. No entanto, a vacina é a única forma de prevenir a doença e, portanto, não deve ser descartada. Desde 2016, a cobertura vacinal da poliomielite vem apresentando resultados abaixo da meta de 95%.
Outras doses
Além da vacina contra a pólio, também foram disponibilizadas doses da Influenza, Covid-19 e dengue, as duas últimas para os públicos prioritários. Neste cenário, a Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES) destaca a importância dos pais comparecerem às UBSs com seus filhos, levando documento de identidade com foto, Certidão de Nascimento e Carteira de Vacinação. Desta forma, os profissionais da saúde podem avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal preconizado pelas autoridades em saúde.
Miguel Lorenzo Ferreira Alvares, de 10 anos, e a mãe Fabiana Ferreira da Conceição Alvares aproveitaram a mobilização para atualizar a Carteirinha de Vacinação. “A vacina é muito importante porque nos protege. É uma ‘picadinha’ que vale a pena”, contou o menino.
“Eu acredito que é muito importante tomar a vacina, porque estamos em uma época do ano que acaba prejudicando a saúde, principalmente das crianças e dos idosos”, apontou Priscila. “Portanto, eu e o Miguel estamos aqui para nos proteger e também incentivar. Já mandei um comunicado nos grupos de WhatsApp, informando sobre a ação de saúde que está acontecendo nas UBS‘s”.
Resultado
A Prefeitura de Sorocaba informou que durante a ação do “Dia D” foram vacinadas 4.270 pessoas. Dessas, 1.194 crianças tomaram a dose contra Poliomielite. Além disso, reforçou a importância dos pais buscarem a rede de saúde para vacinarem as crianças. “Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por ano, as vacinas evitam de 2 a 3 milhões de mortes por doenças preveníveis”, a nota ainda explicou que além de proteger o indivíduo, a imunização evita a propagação em massa de doenças que podem causar óbito ou sequelas graves. Embora a poliomielite tenha sido eliminada no Brasil, outros países apresentam casos da doença e a vacinação diminuiu os riscos de reintrodução da doença no país.