Direito do consumidor
Região somou mais de 139 mil reclamações ao Procon-SP
A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo (Procon-SP) contabilizou, na região de Sorocaba, mais de 139 mil reclamações em 2023. Os dados fazem parte do primeiro Mapa Regional da Defesa do Consumidor, elaborado pela instituição com o intuito de fornecer uma análise regionalizada dos serviços prestados.
Além de Sorocaba, que contempla 79 municípios, existem outras sete regiões no Estado de São Paulo. A expectativa, segundo o diretor executivo do Procon-SP Luiz Orsatti Filho, é criar um mapa para cada região. “A intenção é aproximar as regionais da capital. A análise regionalizada, por sua vez, contemplará reclamações dos consumidores, mas principalmente fiscalizações e orientações aos fornecedores”, pontua. “Queremos fazer esse levantamento constantemente”.
De acordo com Mapa Regional da Defesa do Consumidor de Sorocaba, grande parte das reclamações envolvem os segmentos bancários, principalmente em relação ao crédito consignado. “Muitos são feitos de forma indevida, sem a autorização do consumidor, sem informações com relação aos juros, ou sem acesso ao contrato”, esclarece Luiz.
Outras queixas estão relacionadas aos serviços de telefonia e de energia, muitas vezes mal feitos e com cobranças indevidas. O diretor executivo ainda acrescenta a ausência de informações com relação aos produtos e serviços ofertados em comércios. “Há muitas lojas que não colocam, de fato, o preço no produto ou colocam de forma indevida”, expõe.
Somente no ano passado, 542 fornecedores da região de Sorocaba foram autuados pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor. Para reverter esse cenário, a instituição também oferece orientações aos comércios dos municípios conveniados. Segundo o estudo, 780 ações de orientação foram realizadas até abril deste ano.
“O bom fornecedor recebe a orientação e atende melhor o consumidor, isso é bom para todo mundo. Para o comerciante, que não recebe uma autuação do Procon, mas principalmente para o consumidor que recebe um melhor serviço, um melhor produto”, afirma Luiz. “No ano passado, foram 1,3 mil orientações prestadas nos mais diversos segmentos. A nossa intenção é aumentar o número de orientações para atender melhor o consumidor na conta”.