Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Vacinação contra a dengue, pólio e Covid-19 continua disponível

01 de Junho de 2024 às 23:00
Vanessa Ferranti [email protected]
Cidade vacinou 10.085 crianças e adolescentes contra a dengue. Imunização será retomada amanhã
Cidade vacinou 10.085 crianças e adolescentes contra a dengue. Imunização será retomada amanhã (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS)

A cidade de Sorocaba vacinou 10.085 crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos, contra a dengue, segundo informações divulgadas pela Secretaria da Saúde (SES). Conforme a pasta, o número representa 91,5% de aplicação das doses recebidas. No início de maio, 11.011 doses do imunizante foram enviadas a Sorocaba. Vacinas contra a Covid-19 e poliomielite também estão disponíveis nas unidades de saúde. Em menos de uma semana de campanha, foram aplicadas 150 doses contra a Covid-19, com o imunizante monovalente, em crianças de 6 meses a menores de 5 anos, e 951 contra a pólio.

No começo do ano, o Ministério da Saúde divulgou as estratégias de vacinação contra a dengue no País. Conforme o governo federal, a princípio foram escolhidos os municípios de grande porte (população igual ou maior do que cem mil habitantes) e com alta transmissão da doença nos últimos 10 anos.

Em Sorocaba, os imunizantes começaram a ser aplicados no dia 6 de maio. Atualmente, a vacinação contra a doença está disponível para o público alvo em 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 10h às 16h. Somente as UBSs Fiori, Simus e Hortência não ofertam as doses, pois estão funcionando com atendimento exclusivo para pacientes com sintomas da dengue. A campanha continua até acabar o imunizante. Até o momento, a cidade conta com 800 doses.

Covid-19 e poliomielite

A Prefeitura de Sorocaba iniciou na última terça-feira (28) a aplicação da vacina contra a Covid-19 com o imunizante monovalente XBB Moderna (Spikevax) para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias (menores de 5 anos). Até o momento, 150 doses foram aplicadas.

Já a campanha contra a poliomielite (paralisia infantil), começou na segunda-feira (27). Podem receber as doses crianças de 2 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias (menores de 5 anos). Em três dias, 951 doses foram aplicadas, o que representa 2,7% da cobertura vacinal.

As crianças de 2 meses a menores de 1 ano recebem a vacina VIP (seletiva) e as crianças de 1 ano a menores de 5 anos a VOP (indiscriminada). Para receber as doses, os responsáveis devem comparecer a uma das unidades de saúde com o documento de identificação da criança e carteirinha de vacinação em mãos. Os dois imunizantes estão disponíveis em 30 UBSs, exceto as três sentinelas: Fiori, Simus e Hortência.