Moda sustentável
Sorocaba conta com mais de 180 brechós
Popularidade dessas lojas cresce devido à conscientização ambiental, diversidade de estilos e preços acessíveis
Os brechós já não são mais apenas sinônimos de “roupas velhas ou mal-conservadas”. Há um aumento significativo de popularidade devido à crescente conscientização ambiental, diversidade de estilos e preços acessíveis. Os dados do Sebrae de Sorocaba mostram que a cidade tem mais de 180 dessas lojas em operação.
Antes considerados lugares de segunda mão, os brechós agora são celebrados como uma alternativa inteligente para quem busca peças únicas e em ótimo estado. “Recentemente tem crescido bastante a procura por brechós, devido aos altos preços das roupas”, contou o vendedor Derli Fernandes, de 22 anos. “O dinheiro que você vai gastar no shopping com uma peça só, muitas vezes você consegue refazer seu guarda-roupa nos brechós”, acrescentou Derli.
Além de oferecerem uma ampla gama de estilos, desde vintage até contemporâneo, os brechós estão se tornando uma opção cada vez mais popular para aqueles que desejam adotar um estilo mais sustentável.
Para as roupas infantis, essa é uma opção ainda mais atrativa. “No caso das crianças, elas crescem muito rápido, mudando as numerações constantemente, então muitas peças elas em usam uma ou duas vezes, não porque não gostam, mas porque deixam de servir”, contou a vendedora Ester Ramon. “A nossa proposta é trazer o conceito de brechó, para tirar esse estigma de coisas mal-cuidadas. Fazemos uma curadoria super cuidadosa, como se meu filho fosse vestir” explicou Ester.
A escolha das peças mostra que realmente vale a pena para quem quer economizar ou encontrar produtos diferentes. Muitas dessas lojas oferecem roupas pouco usadas, algumas até mesmo com etiquetas, permitindo que os clientes encontrem verdadeiras raridades por uma fração do preço original.
Ao valorizar o consumo consciente, os brechós não apenas oferecem uma alternativa acessível para os ‘‘fashionistas’’, mas também incentivam uma mudança de mentalidade em relação ao consumo da moda. Com uma abordagem mais sustentável, essas lojas estão conquistando um público cada vez maior, provando que estilo e responsabilidade ambiental podem andar juntos.