Trânsito seguro
Mais de 50 atividades fizeram parte do "Maio Amarelo"
Objetivo é conscientizar sobre segurança no trânsito e prevenção contra acidentes
A necessidade de falar de um trânsito seguro, com menos acidentes e mortes, é cada vez mais urgente. Basta ver o número de ocorrências, envolvendo pessoas de várias idades. E a Campanha “Maio Amarelo” tem esse objetivo, conscientizar crianças e adultos sobre segurança no trânsito. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, foram mais de 11,8 mil pessoas impactadas nas ações diárias realizadas ao longo do mês em 52 iniciativas.
O mais interessante são as abordagens, desde as mais lúdicas, como uma apresentação do teatro de fantoches “Superamarelinho”, para alunos da Educação Infantil, até palestra de Educação para o Trânsito, para funcionários de empresas. Isso sem contar nas blitzes educativas e entrega de material informativo para alunos e pais, em frente a várias instituições.
Outras ações realizadas ao longo do mês de maio foram: “Motorista x Ciclista Blitz”,“Celular Emoji”, “Pedestre na Praça”, “Limite de Velocidade Pit Stop”, “Motociclista Seguro Entrega Segura”, “Pare, vai com calma! Cruzamento Seguro”, “Trânsito Seguro Dê seta”, “Faixa Viva Pedestre na faixa”, “Faixa Viva Entrega de material educativo”, “Faixa Viva Cones”, “Motociclista Seguro Blitz”, “Aluno Seguro Entrega de Material Educativo”, “Palestra Educação para o Trânsito”, “Palestra Meu tesouro, meu bebê”, “Álcool x Direção Blitz”, “Pedale Seguro campanha”, “Teatro de fantoches Xô acidente” e “Cadeirinha/Cinto de segurança Blitz”. Em todas essas atividades questões que fazem parte do cotidiano: celular, velocidade, enfim, respeito às regras estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro.
Em Sorocaba, a Campanha Maio Amarelo 2024 contou com o apoio de equipe da Urbes Trânsito e Transportes e reforçou a importância de ter uma atenção especial com o público considerado mais vulnerável no trânsito, que é aquele formado por pedestres, ciclistas e motociclistas.
Origem
O “Maio Amarelo” é uma iniciativa anual, instaurada com base em resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de chamar a atenção dos cidadãos sobre a necessidade de todos os agentes que compõem a mobilidade urbana agirem de forma preventiva, tornando o trânsito mais seguro, tanto para motoristas, bem como para pedestres. (Da Redação, com informações Secom)