Buscar no Cruzeiro

Buscar

Expansão

Crescimento do Alto da Boa Vista exige mais investimentos no trânsito

Obras em fase de execução incluem melhorias nos acessos a Aparecidinha, Jardim do Paço, zona industrial e Castelinho

29 de Maio de 2024 às 23:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, uma das principais da zona leste, serve como ligação entre vários bairros
Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, uma das principais da zona leste, serve como ligação entre vários bairros (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (12/3/2024))

O Alto da Boa Vista, na zona leste de Sorocaba, é uma das regiões de crescimento mais acelerada na cidade. Com isso, é necessário um plano de mobilidade para atender à demanda evidente que o trânsito apresenta atualmente e tende a aumentar. Segundo a Secretaria de Mobilidade (Semob), algumas medidas já foram ou estão sendo adotadas.

Entre elas, a pavimentação de um trecho da rua Professora Célia Cangro Marques Mendes. A via alternativa é uma ligação da avenida Três de Março ao Jardim do Paço. Em outro trecho, o calçamento entre o Jardim do Paço e o Jardim Iporanga segue em tratativas com a iniciativa privada para que a obra seja viabilizada em breve por medida mitigadora.

Em contrapartida, está em fase final a construção de uma segunda interligação entre a avenida Três de Março e o bairro Jardim do Paço. Os trabalhos estão a cargo da iniciativa privada, uma vez que a obra é decorrente de medida mitigatória, devido a investimentos feitos pela empresa no município.

A Semob explicou também que a implantação de pista de “direita livre” na rua 28 de Outubro, aberta ao trânsito em 23 de maio, permite agilizar o acesso de veículos à avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, para quem segue no sentido da zona industrial ou da rodovia José Ermírio de Moraes (SP-075, a “Castelinho”).

Outra providência, adotada no ano passado, foi a do cruzamento entre as avenidas Sadrac de Arruda e Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, na qual a Semob implantou “direita livre”, sem parada de semáforo, para garantir melhor fluidez. Isso, tanto para quem sai da Sadrac Arruda e quer seguir em direção ao Paço Municipal, como para quem segue no sentido centro-bairro pela avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes e pretende ingressar na avenida Sadrac de Arruda.

Conforme a Semob, na rotatória do Alto da Boa Vista, ainda está em fase de projeto a implantação de uma nova faixa de rolamento, para agilizar o acesso entre as avenidas Três de Março e Carlos Reinaldo Mendes, no retorno, sentido à Faculdade de Tecnologia (Fatec).

“Diariamente, outras medidas de mobilidade são realizadas nessa região da cidade, por meio de intervenções de agentes de trânsito. O acompanhamento do fluxo de veículos também é feito via sistema de videomonitoramento, pela equipe do Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI), assim como alterações no tempo de semáforos”, acrescenta a Secretaria de Mobilidade. (Da Redação, com informações da Secom)