Expansão
Crescimento do Alto da Boa Vista exige mais investimentos no trânsito
Obras em fase de execução incluem melhorias nos acessos a Aparecidinha, Jardim do Paço, zona industrial e Castelinho
O Alto da Boa Vista, na zona leste de Sorocaba, é uma das regiões de crescimento mais acelerada na cidade. Com isso, é necessário um plano de mobilidade para atender à demanda evidente que o trânsito apresenta atualmente e tende a aumentar. Segundo a Secretaria de Mobilidade (Semob), algumas medidas já foram ou estão sendo adotadas.
Entre elas, a pavimentação de um trecho da rua Professora Célia Cangro Marques Mendes. A via alternativa é uma ligação da avenida Três de Março ao Jardim do Paço. Em outro trecho, o calçamento entre o Jardim do Paço e o Jardim Iporanga segue em tratativas com a iniciativa privada para que a obra seja viabilizada em breve por medida mitigadora.
Em contrapartida, está em fase final a construção de uma segunda interligação entre a avenida Três de Março e o bairro Jardim do Paço. Os trabalhos estão a cargo da iniciativa privada, uma vez que a obra é decorrente de medida mitigatória, devido a investimentos feitos pela empresa no município.
A Semob explicou também que a implantação de pista de “direita livre” na rua 28 de Outubro, aberta ao trânsito em 23 de maio, permite agilizar o acesso de veículos à avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, para quem segue no sentido da zona industrial ou da rodovia José Ermírio de Moraes (SP-075, a “Castelinho”).
Outra providência, adotada no ano passado, foi a do cruzamento entre as avenidas Sadrac de Arruda e Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, na qual a Semob implantou “direita livre”, sem parada de semáforo, para garantir melhor fluidez. Isso, tanto para quem sai da Sadrac Arruda e quer seguir em direção ao Paço Municipal, como para quem segue no sentido centro-bairro pela avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes e pretende ingressar na avenida Sadrac de Arruda.
Conforme a Semob, na rotatória do Alto da Boa Vista, ainda está em fase de projeto a implantação de uma nova faixa de rolamento, para agilizar o acesso entre as avenidas Três de Março e Carlos Reinaldo Mendes, no retorno, sentido à Faculdade de Tecnologia (Fatec).
“Diariamente, outras medidas de mobilidade são realizadas nessa região da cidade, por meio de intervenções de agentes de trânsito. O acompanhamento do fluxo de veículos também é feito via sistema de videomonitoramento, pela equipe do Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI), assim como alterações no tempo de semáforos”, acrescenta a Secretaria de Mobilidade. (Da Redação, com informações da Secom)