Buscar no Cruzeiro

Buscar

Lazer

Passeio de trem é opção durante o feriado de Corpus Christi

27 de Maio de 2024 às 22:45
Cruzeiro do Sul [email protected]
O passeio leva em torno de uma hora e inclui visita ao Parque Histórico Municipal da Tecelagem
O passeio leva em torno de uma hora e inclui visita ao Parque Histórico Municipal da Tecelagem (Crédito: DIVULGAÇÃO SOROCABANA )

No sábado (1º), durante o feriado prolongado de Corpus Christi, estão programadas viagens com o Trem dos Operários. O passeio é promovido pela Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária. A venda de passagens é on-line, pelo valor de R$ 20, pelo site: www.mpfsorocabana.org.br. Inicialmente, estão disponíveis os horários das 11h e 14h30. A extensão total do passeio é de 3 quilômetros (1,5 quilômetro na ida e 1,5 quilômetro na volta), e a duração total estimada é de uma hora.

A programação inclui ainda uma parceria com o Instituto Cleusa Prado de Desenvolvimento Social. Dessa forma, é possível participar de visita monitorada ao Parque Histórico Municipal da Tecelagem, no patrimônio remanescente da Fábrica Santa Maria, tecelagem construída pelos ingleses em 1892 na Vila Hortência, em Sorocaba.

Cidadãos integrantes do Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal podem adquirir ingressos a valores promocionais (R$ 5) em determinados horários. É obrigatória a apresentação de documentação pessoal e comprovante de cadastro no CadÚnico válido no momento do passeio. O benefício é limitado a quatro ingressos por inscrição.

Crianças até 6 anos no colo de um adulto pagante têm gratuidade. De acordo com os organizadores, a receita da bilheteria é revertida para os trabalhos de recuperação do patrimônio histórico ferroviário da Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária.

Projeto

O Trem dos Operários é um projeto turístico-cultural que preserva a memória dos dois principais ciclos industriais de Sorocaba: a ferrovia e a tecelagem. Utilizando locomotiva diesel (nº 3036) e carro de passageiros (EFS Mafersa “Superluxo”) históricos, o trem parte da Estação Paula Souza e vai até a Fábrica Santa Maria, onde há visita monitorada às instalações históricas e ao maquinário preservado, e de onde retorna.(Da Redação)