Saae
Anunciada a conclusão do desassoreamento do RDC Água Vermelha
O desassoreamento da Bacia 2 do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego Água Vermelha foi concluído durante o fim de semana. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba informou que a operação teve como objetivo manter o sistema preservado e em condições de funcionamento pleno. As obras começaram em fevereiro, com previsão inicial até junho para conclusão, contudo foram finalizadas antecipadamente.
Segundo o Saae foram removidos mais de 10 mil metros cúbicos (714 caminhões) de sedimentos dessa bacia do RDC Água Vermelha. Também foi feita a remoção de mato e de todo tipo de resíduo carregado em dias de chuva.
A autarquia explicou que esse sistema, o RDC Água Vermelha, é responsável pelo combate aos alagamentos nos cruzamentos da avenida Washington Luiz com a rua Capitão Bento Mascarenhas Jequitinhonha, assim como com a Comendador Pereira Inácio, e a avenida Barão de Tatuí com rua Abrão de Mahuad.
O sistema é dividido em duas bacias, sendo a primeira com 12.750 m² de área, com capacidade para conter 31.875 m³ de água, nos arredores das avenidas Washington Luiz, Bento Mascarenhas Jequitinhonha e Abraham Lincoln e da rua Padre José Carlos Simões. No fim de 2020 e durante todo o ano de 2021, o Saae/Sorocaba também efetuou o desassoreamento desse “piscinão” e removeu cerca de 30 mil metros cúbicos (2.500 caminhões) de material na época.
RDC Jd. Abaeté
Com a finalização do trabalho no RDC Água Vermelha, teve início o mesmo processo de desassoreamento no RDC Jardim Abaeté, situado nas imediações do Parque das Águas. A previsão da autarquia é que os serviços no local sejam concluídos até o fim do junho, com a remoção de cerca de 5 mil metros cúbicos (350 caminhões) de resíduos. A retirada dos sedimentos depositados no fundo do “piscinão” será feita por meio da escavadeira flutuante e, consequentemente, o carregamento dos caminhões ocorrerá por escavadeira hidráulica. Da mesma forma, ocorrerá a remoção de mato e demais resíduos. (Da Redação, com informações da Secom)