Clima
Chuva adia o tradicional Desfile dos Tropeiros
Uma nova data deverá ser anunciada após reunião dos organizadores
A frente fria que chegou no fim de semana, derrubando a temperatura e provocando chuva na região de Sorocaba também provocou o adiamento do tradicional Desfile de Tropeiros, que aconteceria no domingo (26) em Sorocaba. O evento contaria com a participação dos integrantes da Tropeada Paulista. O grupo, com 147 cavaleiros e amazonas, encerrou a viagem de 256 quilômetros, desde Itararé, no sábado (25). O trajeto é parte do que era feito nos séculos 18 e 19 pelos tropeiros que saiam de Viamão (RS) com destino à Feira de Muares, em Sorocaba. Uma nova data para o desfile deverá ser anunciada ainda nesta semana, após uma reunião dos organizadores.
A suspensão do desfile dividiu opiniões. Alguns participantes não concordaram com a iniciativa da Prefeitura de Sorocaba. Já outros disseram que a melhor alternativa foi, de fato, não realizá-lo. O desfile estava marcado para começar às 9h, com saída do Clube União Recreativo Campestre. Faltando poucos minutos para o evento, a administração municipal anunciou que o evento não aconteceria mais. De acordo com a nota divulgada pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a suspensão era necessária, porque as vias molhadas colocariam em risco os tropeiros e também os animais.
Mesmo com o cancelamento, alguns tropeiros decidiram fazer o percurso e se encontraram no Parque das Águas. Integrantes de uma comitiva do bairro Brigadeiro Tobias não concordaram com a atitude da Prefeitura. Para eles, faltou organização. O tropeiro Mauro da Silva, de 52 anos, revelou que a decisão não foi tomada em conjunto. “O melhor seria esperar que todos chegassem e cancelar com todos lá, porque cada um tomava a sua decisão. A maioria que chegou depois resolveu descer”.
Diogo Canovas Neto, de 58 anos, é da mesma comitiva. Ele diz que o percurso foi realizado por alguns tropeiros, no entanto, sem segurança na via. “Descemos sem nenhuma segurança, sem escolta nenhuma”.
Júlio César Antunes Gomes, de 42 anos, acredita que a organização deveria ter olhado a previsão do tempo. “Hoje em dia tudo é mais fácil com a internet. Era só olhar e avisar o pessoal. Mas todo mundo desceu de boa, o asfalto estava seco”, contou.
Paloma Martines Marcello, de 37 anos, também participaria do desfile com a família. A tropeira concordou com o cancelamento. “Eu acho que foi o certo, porque o asfalto fica muito liso e não acabou com a festa”.
Em nota, a Prefeitura de Sorocaba informou que em razão da chuva que ocorreu na madrugada de domingo (26) as comitivas participantes e pastas municipais envolvidas no evento tomaram a decisão de cancelar o desfile da 57ª Tropeada Itararé-Sorocaba. Após a decisão, logo pela manhã, todos foram comunicados.
Entre os motivos do cancelamento, a administração municipal apontou, em primeiro lugar, “preservar a saúde e o cuidado com os animais e todos os participantes, devido a instabilidade do tempo e asfalto escorregadio, o que pode colocar em risco a segurança de todos”.
A orquestra de violas Zé Franco se apresentou na tarde de domingo (26), no Parque das Águas. No local, ocorreu também o Festival do Hambúrguer. O evento aconteceu até as 22h. (Redação)
Galeria
Confira a galeria de fotos