Buscar no Cruzeiro

Buscar

Solidariedade

Crianças sorocabanas enviam brinquedos e carinho para as gaúchas

Comunidade da Escola Quinzinho de Barros dá lição de solidariedade na Semana do Brincar

27 de Maio de 2024 às 22:00
Beatriz Falcão [email protected]
Alunos doaram brinquedos, escreveram e decoraram cartinhas e ajudaram a empacotar para despachar nos Correios
Alunos doaram brinquedos, escreveram e decoraram cartinhas e ajudaram a empacotar para despachar nos Correios (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (27/5/2024))

Na Semana do Brincar, de 20 a 24 de maio, os alunos da Escola Municipal Quinzinho de Barros, na Vila Hortência, protagonizaram uma ação solidária para as crianças gaúchas, vítimas das inundações recentes no Rio Grande do Sul. A proposta foi doar um brinquedo, novo ou em bom estado, com o intuito de levar um pouco da alegria do brincar para quem perdeu tudo nas enchentes.

A iniciativa mobilizou todos os funcionários, pais e alunos da instituição da unidade de ensino fundamental. Ontem (27) à tarde, 400 brinquedos já estavam empacotados em caixas e outros aguardavam a triagem. “Acredito que teremos mais de 500 pacotes de brinquedos. Se considerarmos por unidade, devemos ter passado de mil”, aponta a orientadora pedagógica da escola, Priscila Borges Ribeiro Oliveira.

A profissional conta que a ideia surgiu devido às atividades alusivas à Semana do Brincar, junto à necessidade de olhar com fraternidade e solidariedade para as crianças do Rio Grande do Sul neste momento difícil. “Nós unimos as duas ações no sentido de trabalhar os bons sentimentos e as boas ações com as nossas crianças. Foi muito emocionante, os alunos realmente participaram e se dedicaram”, conta Priscila, com um sorriso orgulhoso.

Cada pacote é acompanhado de um bilhete, escrito ou decorado por uma criança. A aluna Valentina Delphino Molitor, de 9 anos, doou dois jogos de tabuleiro e desenhou corações em sua cartinha, como um gesto de carinho. “Eu achei muito legal ajudar! Essas crianças perderam tudo, desde casa e comida, muitas estão sem os pais”, relata.

Já o aluno Gabriel Pedroso da Silva participou da iniciativa doando uma boneca e uma moto de brinquedo. “Nós estamos fazendo uma boa ação, porque tem muitas pessoas sofrendo e nós vamos ajudar dando um pouco do que temos”, explica.

Brinquedos de todos os tipos foram doados, desde bonecas e carrinhos, até ursinhos de pelúcia. As arrecadações serão enviadas ao Estado sulista hoje (28), por meio do serviço gratuito das Agências de Correio.