Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Vídeo mostra homem jogando cachorro morto em contêiner de lixo

O caso aconteceu na madrugada da última no sábado (25), no Jardim Santa Marta, mas as imagens começaram a circular nas redes sociais nesta segunda (27)

27 de Maio de 2024 às 15:19
Homem joga o cachorro, que está enrolado em um tecido, no contêiner
Homem joga o cachorro, que está enrolado em um tecido, no contêiner (Crédito: Reprodução)

Um vídeo mostra um homem jogando um cachorro morto em um contêiner de lixo no Jardim Santa Marta, na zona norte de Sorocaba. O caso aconteceu na madrugada de sábado (25), mas as imagens começaram a circular nas redes sociais ontem (27). A lei de Crimes Ambientais (9.605/98) prevê de um a quatro anos de prisão e multa para descarte irregular de animais mortos.

Segundo uma testemunha, que preferiu não ser identificada, na manhã de sábado, um morador do bairro foi jogar o lixo e encontrou o cão no contentor. Ele, então, pediu ajuda de vizinhos do local para encontrar imagens de câmeras de segurança que mostrassem o que houve com o animal.

Nas gravações, uma caminhonete para perto de um contêiner na esquina das alamedas Família Moron e Família Elias de Moura. Primeiro, o motorista retira um pano da caçamba do veículo e descarta no contentor. Depois, ele pega o cachorro, enrolado em tecido, e também o joga no recipiente. Em seguida, entra no carro e vai embora.

Os moradores ainda não registraram boletim de ocorrência. Eles estão focados em procurar imagens de outras câmeras para tentar identificar a placa do veículo. A Polícia Civil só pode agir nessas situações se a denúncia for formalizada.

Em um grupo de moradores no WhatsApp, várias pessoas manifestaram indignação em relação ao caso. “Coleta de lixo é para lixo, não para vidas! Vidas de animais importam. Tanta terra aqui, isso não se faz”, escreveu uma mulher. “Como pode um ser humano fazer isso com um ser tão indefeso?”, indagou outra. “No mínimo, o dono não tinha amor pelo cachorro. O que custa enterrar?”, falou outra.

Como sepultar

Em resposta a questionamento do Cruzeiro do Sul, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) explicou que, no caso do animal morto ter tutor, o responsável deve levá-lo a uma clínica veterinária, que, mediante uma taxa, dá a destinação correta ao corpo.

Já no caso de animais sem tutor ou encontrados mortos em áreas públicas, o serviço é feito por uma empresa contratada pela Prefeitura. O munícipe deve acionar a Central de Atendimento pelo site http://central156.sorocaba.sp.gov.br/atendimento, que atende em tempo integral, ou, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo WhatsApp (15) 99129-2426 e pelo telefone 156. (Da Redação)