Buscar no Cruzeiro

Buscar

Bom para a saúde

Corrida é um esporte para todas as idades

Atividade física traz diversos benefícios, físicos e mentais, para a saúde

25 de Maio de 2024 às 21:00
Vanessa Ferranti [email protected]
Empresária treina nos parques duas vezes na semana e, aos sábados, faz um percurso pela cidade, acompanhada de uma assessoria esportiva
Empresária treina nos parques duas vezes na semana e, aos sábados, faz um percurso pela cidade, acompanhada de uma assessoria esportiva (Crédito: ARTHUR BRANÇAM MANOEL (22/5/2024))

Há pouco mais de um ano, Lara Carvalho Encarnação, de 42 anos, foi até o médico para fazer alguns exames. Os resultados não foram muito animadores e a empresária foi orientada a praticar mais atividades físicas. Ela começou a correr e cerca de três meses depois, também com mudanças na alimentação, os exames foram normalizados.

Em agosto, outra surpresa. Lara fez uma mamografia e descobriu um câncer de mama. Ela passou por cirurgia e a recuperação foi mais rápida do que ela esperava. “A corrida me ajudou muito. A corrida traz saúde, não só física, mas também mental, e isso me ajudou nesse processo, porque não é um processo fácil. Eu fiz a cirurgia no começo de outubro, precisei retirar uma mama, e tive um pós-operatório fantástico. Em 20, 30 dias, já estava fazendo caminhadas e, em 40 dias, eu já tinha voltado a correr”, declara Lara.

Atualmente, a empresária treina nos parques duas vezes na semana e, aos sábados, faz um percurso pela cidade, acompanhada de uma assessoria esportiva. Ela também participa de provas, como a Planeta Run Series, que aconteceu na noite do último dia 4, no Parque das Águas, e a tradicional Pink do Bem, que acontece todo ano em outubro, dedicada à conscientização do câncer de mama.

Agora, Lara prepara-se para correr uma meia maratona em junho, na capital. “A corrida hoje é uma superação de vida, uma superação pessoal. Eu tenho certeza de que ela foi fundamental para eu passar por todo esse processo, porque é um conjunto de coisas, e você acaba cuidando mais da alimentação. Desde então, eu não parei mais, estou evoluindo, treinando e hoje não quero parar”.

O professor de educação física e proprietário de uma assessoria esportiva, Fábio Oliveira, explica que a corrida traz diversos benefícios, físicos e mentais, para a saúde. “Você vai ter os níveis de colesterol, de triglicérides, diminuídos, gordura corporal diminuída, isso, lógico, acompanhado de uma boa alimentação, mas no geral é isso. Você vai começar a ganhar mais força em articulações e músculos, você vai ter mais energia no dia a dia. E outra, a corrida é um desafio, e tudo que te desafia melhora a sua percepção do esforço”, ressalta.

Sérgio Galvão, de 64 anos, começou a correr aos 62. O aposentado estava com sobrepeso. A princípio, o objetivo da atividade foi emagrecer, hoje, a corrida virou uma paixão. “Tenho mais disposição, mais ânimo, perdi peso, consigo viajar, andar, fazer tudo o que tem de fazer sem aquele cansaço excessivo, tudo está melhor”, destaca.

Já Ângela Morikawa, de 45 anos, corre desde 2018. Inspirando-se em outras pessoas, decidiu entrar para um grupo de corrida. Hoje, mesmo estudando, ela sempre encontra um tempinho para fazer a atividade. “Eu sempre falo que para mim é uma terapia. Estou estressada, vou correr, estou feliz, vou correr. Tudo! Serve para tudo!”, diz a comerciante.

Agora, ela incentiva o esposo, que segue os mesmos passos. “Eu estou tentando trazê-lo. Tem um ano já que ele está correndo. Vamos ver, espero que ele continue”.

Pode ser na rua, em um parque, na pista de caminhada ou em academia. Para o aposentado Sérgio Galvão, o importante é não ficar parado. “Só vai, não consegue correr, anda, não pode pensar muito. É sempre difícil sair da cama, mas é legal sair. O importante é se movimentar”.

 

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos