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Educação

Alunos do Poli participam de atividade educativa com troca de bilhetes e bombons

A dinâmica reforçou a amizade entre os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II

24 de Maio de 2024 às 22:26
Cruzeiro do Sul [email protected]
Atividade uniu a prática e mostrou que é possível aprender por meio dos sentimentos
Atividade uniu a prática e mostrou que é possível aprender por meio dos sentimentos (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Não faltaram elogios dos alunos do 6º ano, do Ensino Fundamental II, do Colégio Politécnico de Sorocaba, aos amigos de turma. A atividade fez parte de uma dinâmica sobre adjetivos proposta pela professora de Língua Portuguesa Francini Tirabassi. O objetivo foi reforçar os laços de amizade entre os alunos utilizando adjetivos positivos em forma de bilhetes e troca de bombons.

A proposta de estudar o tema de forma lúdica e com sentimentos partiu da educadora que teve a ideia da dinâmica depois de trabalhar com os alunos o livro “O dia em que a minha vida mudou por causa de um chocolate comprado nas Ilhas Maldivas”. Nele, a personagem principal Mia recebe um chocolate com o bilhete do seu amigo Bereba perguntando se ela gostaria de sentar ao seu lado durante a viagem.

Segundo a professora, o conteúdo trabalhado durante o bimestre seriam os adjetivos, uma classe de palavras que atribui características aos substantivos, indicando suas qualidades e estados. Para trabalhar de uma forma diferente e lúdica, Francini propôs aos alunos a dinâmica do bilhete com bombom. O resultado foram uma série de frases positivas, trocadas entre os alunos como, “Você é muito legal”, “Você é muito inteligente” e “Você é um amigo muito especial”, demostrando o carinho entre os colegas. Além disso, dessa forma, se tornou muito mais fácil aprender.

A importância das palavras

Os alunos trocaram bombons com bilhetes utilizando adjetivos positivos para que se sintam valorizados e não criticados como acontece no bullying, palavra inglesa que representa uma prática nociva que utiliza violência física ou psicológica, intencional e repetitiva que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com objetivo de intimidação.

Por isso, a atividade desenvolvida ganha ainda mais importância, pois favorece que os colegas aprendam a respeitar uns aos outros diante das diferenças que existem entre cada um. “Nós como professores podemos ser grandes aliados contra a superação das adversidades decorrentes da violência no ambiente escolar, para que aconteça tal desenvolvimento é preciso que educadores e alunos dialoguem, realizem atividades conjuntas, interativas, que tornem experiências de superação e enfrentamentos contra o bullying”, contou a professora.

A opinião dos alunos

A aluna Luana Arruda conta que a dinâmica foi legal e divertida e aprendeu que é melhor observar o lado bom das pessoas e não o contrário.

“Achei a dinâmica legal porque mostra como as pessoas gostam uma das outras, mas não conseguem demonstrar sem ser uma atividade como essa”, contou Bernardo Massari.

Emily Bianca do Santos comenta que achou a atividade muito legal, divertida e que gostou de receber elogios dos colegas.

“Achei divertido e bom; serviu para que pudéssemos elogiar os colegas e assim aprender mais sobre respeito uns com os outros”, finalizou Vicente Violin.

O objetivo da aula, além de fazer os alunos compreenderem gramaticalmente os adjetivos, também trouxe a ideia de refletir a importância da empatia com o outro. (Gabrielle Camargo Pustiglione)

 

 

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