Buscar no Cruzeiro

Buscar

Alto da Boa Vista

Profissionais da educação de Sorocaba protestam contra a terceirização na área

Os servidores alegam, também, que profissionais que prestaram concurso público não são chamados, mesmo havendo a necessidade nas escolas de educação infantil

24 de Maio de 2024 às 20:05
Thaís Marcolino [email protected]
Os manifestantes pediam por mudanças enquanto mostravam cartazes de indignação
Os manifestantes pediam por mudanças enquanto mostravam cartazes de indignação (Crédito: Thaís Marcolino)

Profissionais da educação de Sorocaba protestaram, na noite desta sexta-feira (25), nas proximidades do Paço Municipal. O motivo é a terceirização do serviço, assim como a superlotação das creches e a falta de funcionários.

Os profissionais alegam, também, que profissionais que prestaram concurso público não são chamados, mesmo havendo espaço nas escolas de educação infantil. Além disso, os manifestantes afirmam que a Sedu estaria investindo em creches compartilhadas, ou seja, terceirizando o serviço. Tal medida é vista como negativa para os servidores.

O grupo se reuniu em frente ao Paço Municipal e, após um tempo, percorreu os arredores com cartazes com dizeres "Educação não é despesa, é investimento", "Prefeito Rodrigo Manga, por que terceirizar? Os profissionais da educação aguardam convocação do concurso público"

Ontem (23) a Prefeitura de Sorocaba publicou chamamento de 60 vagas para auxiliar de educação. Porém, de acordo com uma das integrantes do protesto, o número não é compatível com a realidade.

Em nota, a Sedu e a Secretaria de Recursos Humanos informaram que a ação se trata de um movimento estadual, com desdobramentos na cidade. "Há muitos anos não eram chamados tantos profissionais da educação quanto no atual Governo Municipal", disseram no comunicado enviado à imprensa.