Buscar no Cruzeiro

Buscar

Conforto

Espaço Motoboy começa a funcionar na zona norte

Entregadores de outras regiões da cidade cobram atenção semelhante da Prefeitura

23 de Maio de 2024 às 22:22
Cruzeiro do Sul [email protected]
Trailer instalado sob o viaduto Marcos Jacob possui ar-condicionado, microondas, frigobar, tomadas, filtro e poltronas
Trailer instalado sob o viaduto Marcos Jacob possui ar-condicionado, microondas, frigobar, tomadas, filtro e poltronas (Crédito: ARTHUR BRANÇAN MANOEL (23/5/2024))

Os motoboys da zona norte de Sorocaba contam, desde terça-feira (21), com um espaço de apoio que possibilita melhores condições de trabalho à categoria. O primeiro Espaço Motoboy, localizado sob o viaduto Marcos Jacob, no Jardim São Guilherme — zona norte da cidade —, possui poltronas para descanso, tomadas para carregar eletrônicos, banheiros feminino e masculino, frigobar e até ar-condicionado. Em formato de trailer, a iniciativa é fruto de parceria público-privada com a empresa Let’s Express, com supervisão da Secretaria Municipal de Governo (Segov). Motoboys que atuam em outras regiões do município, ouvidos pelo jornal, reivindicam estrutura semelhante para auxiliar no seu dia a dia.

A conquista se deve ao atendimento a um pedido dos motoboys do grupo “Motocas da Norte”, que se concentravam próximo ao Shopping Cidade e à Casa do Cidadão da avenida Itavuvu, como ponto de apoio. “O espaço, apesar de ser na zona norte, é uma conquista para toda a classe, que conta hoje com uma área superequipada, onde podemos descansar, almoçar, carregar nosso celular. Fizemos contato com a Prefeitura, que viabilizou o ponto e buscou parcerias”, contou o motoboy Marcelo Robson Souza.

Oswaldo Rodrigues Garcia Neto, outro profissional do setor, explica que a melhoria vai ajudar muito no dia a dia dos trabalhadores. “Hoje temos uma base de apoio; antes ficávamos na rua com pouca estrutura. Hoje somos mais de cem motoboys que trabalham com esse serviço na zona norte”, explicou.

Na praça do Campolim

Ouvidos pelo Cruzeiro do Sul, motoboys que atuam na zona sul de Sorocaba pediram que a administração municipal dispense a eles a mesma atenção que teve com os profissionais que trabalham no outro extremo da cidade. “Nos concentramos na praça do Campolim [parque Carlos Alberto de Souza] e temos como apoio somente banheiros que funcionam em horário comercial; ou seja, à noite não temos para onde correr. Para descansar, temos somente os bancos da praça”, relatou João Mateus dos Santos.

Centro tem adaptação

Os trabalhadores de delivery da região central de Sorocaba, por sua vez, contam com um espaço adaptado, como apoio, na praça Edmundo Valle. “Hoje temos um banheiro químico, no local onde funcionava o ponto que antes era para taxistas; com tomadas adaptadas, que nós mesmos instalamos; mesa e os bancos da praça”, contou Rafael Zanon. Ele pede atenção também para a necessidade de vagas no Centro que possam ser utilizadas pelos profissionais na hora das entregas.

Adote Sorocaba

De acordo com a Prefeitura, a parceria público-privada que permitiu a instalação do Espaço Motoboy faz parte do programa Adote Sorocaba, viabilizado pela Lei Municipal 12.494, de 13 de janeiro de 2022. Em resposta a questionamento do Cruzeiro do Sul, a administração municipal disse que está prevista a implantação de outros locais como o do Jardim São Guilherme.

O programa Adote Sorocaba permite que espaços públicos, como parques, chafarizes, praças, quadras e centros esportivos, academias ao ar livre, canteiros, vias públicas, museus, bibliotecas e monumentos, além de ecopontos e outras áreas públicas possam ser “adotadas” por pessoas físicas e jurídicas. (Gabrielle Camargo Pustiglione)

 

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos